Notícias

São João: onde ficar e o que fazer em Lençóis na Chapada Diamantina

O município de Lençóis – portal da Chapada Diamantina – não só encanta os visitantes com suas paisagens deslumbrantes, mas também cativa com uma programação cultural e festiva de alta qualidade.

Para o São João 2023, a Prefeitura de Lençóis já confirmou sete dias de muito forró pé-de-serra e uma festa ainda melhor com mais espaços juninos e atrações de peso como Adelmário Coelho, Tarcísio do Acordeon e Flávio José. 

“O São João de Lençóis é uma celebração que valoriza a tradição e a cultura baiana, e estamos empolgados em receber todos aqueles que desejam vivenciar essa experiência única. Agradecemos o apoio do Governo do Estado e o patrocínio da Devassa, que tornaram possível a realização deste evento grandioso”, comentou a prefeita Vanessa Sena.

São João

Com o apoio do Governo do Estado e o patrocínio da Devassa, a Prefeitura de Lençóis promoverá um evento repleto de música, dança e tradições juninas. Não irão faltar o pau-de-sebo, as quadrilhas e barracas de comida típicas que alegraram os moradores e visitantes também no ano passado. Já em 2023, o São João de Lençóis contará com uma vila junina completa remetendo aos arraiás de antigamente e valorizando a cultura tradicional nordestina. 

A tradicional Cavalgada Tanquinho-Lençóis abre as comemorações já no dia 18 e o forró segue até o dia 24 de junho com muita animação. Confira! 

Destaques da Programação 2023 do São João de Lençóis:

Dia 18 de junho

32ª Cavalgada Tanquinho – Lençóis, quando é trazido o estandarte de São João da zona rural para a sede do município

Dia 19 de junho

Tarcísio do Acordeon

Adelmário Coelho

Dia 20 de junho

Dorgival Dantas

Forrozão do Capitão

Dia 21 de junho

Flávio José

Banda Seu Luiz

Dia 22 de junho

Estakazero

Marquinhos Café

Dauan Santos

Dia 23 de junho

Raimundinho do Acordeon

Virgílio

Elison Moura

Dia 24 de junho

Elisson Castro

Eloísa Olinto

Bateia de Renda

Todas as apresentações serão gratuitas e abertas ao público, e acontecerão no final da Avenida Senhor dos Passos e no Teatro de Arena, onde os espectadores poderão cantar e dançar ao som dos maiores sucessos do forró e de outros gêneros musicais tradicionais.

“Junte-se a nós para celebrar o São João de Lençóis e vivenciar momentos de alegria, música e tradição. Prepare-se para dançar, cantar e se encantar com a atmosfera calorosa e acolhedora da Chapada Diamantina”, acrescentou a secretária municipal de Turismo, Laura Garcia.

Como chegar

  • De carro        

Lençóis tem localização central na Bahia, está a 12 km da rodovia BR-242, que liga Salvador-BA à Brasília-DF.

Para quem vem de carro, a principal via de acesso para Lençóis, saindo de Salvador, é a BR-324 até Feira de Santana. Pegue o entroncamento com a BR-116 e, em seguida, a BA-052 até Ipirá. Ao chegar em Ipirá, pegue a saída para BA-233 até Itaberaba. Na sequência, acesse a BR-242 e siga até a entrada para Lençóis, na BA-144/BA-050. 

Mapa

  • De ônibus

Linhas rodoviárias diárias:

https://realexpresso.com.br

https://www.emtram.com.br

  • De avião

Voos regulares:

Confira operadoras e datas dos voos para o Aeroporto de Lençóis, na Chapada Diamantina

Onde ficar

Lençóis conta com mais de 5 mil leitos hoteleiros e extra hoteleiros distribuídos em mais de 200 meios de hospedagem. São cinco hotéis de alto padrão, além de pousadas charmosíssimas, albergues, camping e casas de aluguel. 

Confira lista de hospedagens de Lençóis

Onde comer

Para cada dia em Lençóis, vale a pena se programar para experimentar uma culinária diferente. É possível desfrutar da cozinha italiana, japonesa, árabe e também das tradições locais.

O Restaurante Quilombola, por exemplo, é imperdível. Comandado por uma chef nascida na comunidade do Remanso em Lençóis, traz a verdadeira culinária regional em um cardápio diversificado e saboroso.

Para completar uma trilha gastronômica bem com a cara da Chapada Diamantina, aproveite para provar a sobremesa “Doce Infância” no Restocafé Quarar. Essa delicia é inspirada nos tempos em que a chef ainda era criança em Lençóis e harmoniza sabores como o licuri, maracujá do mato e um sorvete artesanal de coco. Imperdível!!

Quem procura uma experiência gastronômica bem diferente da correria da cidade grande, precisa experimentar o slow food do restaurante Cozinha Aberta: “Lugar sensacional, atendimento, trilha sonora, comida, sobremesa..: tudo perfeito. cerveja gelada! A comida estava sensacional, pedi uma massa de cacau com pesto e camarão sem igual” , registrou uma turista no site Tripadvisor.

A melhor dica gastronômica em Lençóis é reservar tempo para experimentar o maior número de lugares que for possível porque o ruim mesmo é só ter que ir embora desse paraíso.

O que fazer

Lençóis é conhecida pela facilidade de acesso a vários atrativos maravilhosos. Começando pelo Parque Municipal da Muritiba, localizado a pouco mais de dez minutos de caminhada do Centro Histórico. Lá o turista já pode conhecer as piscinas naturais do Serrano, a Cachoeirinha, a Cachoeira da Primavera, o Poço Halley, o Salão de Areias Coloridas e os mirantes. Esta região também tem rico valor geológico e guarda histórias fantásticas sobre o tempo do garimpo. Aos escaladores, o Parque Municipal da Muritiba é um convite às práticas de boulder. 

Consulte mais informações e regras de acesso em https://janoo.com.br/lugar/parque-da-muritiba.

Ainda em Lençóis, a escorregadeira natural do Ribeirão do Meio, a cachoeira do Poço do Diabo e a belíssima Cachoeira do Sossego encantam pessoas do mundo inteiro. Outra opção é o roteiro Marimbus e Roncador, em que o visitante parte da comunidade quilombola do Remanso em um passeio de barco pelo pantanal da Chapada, o Marimbus,  em direção a um delicioso banho no rio Roncador, o acesso também pode ser feito à cavalo, quadriciclo ou bicicleta, pela Estrada do Garimpo.

Para os apaixonados por arqueologia, é em Lençóis que está o Complexo Arqueológico Serra das Paridas, o maior sítio arqueológico preparado para receber visitantes na Bahia, e onde podem ser fotografadas inúmeras pinturas rupestres com cerca de 8 mil anos. Bem próximo do atrativo pré-histórico está a Cachoeira do Mosquito, com seus imponentes paredões rochosos e delicioso banho em ducha natural.

Aos que preferem aventura, a travessia pela Gruta do Lapão, Fumaça por baixo, Cachoeira do Mixila, Capivari e outras, são ótimas opções para acampamento e/ou prática de rapel, sendo indispensável acompanhamento de guia/condutor de visitante.

Memória e cultura – A cidade também oferece um city tour interessante entre ruas e monumentos históricos tombados como patrimônio e que, além de valorizar a história e  cultura, podem garantir belíssimas fotos. Entre os espaços recomendados para visitação na cidade estão a Casa de Cultura Afrânio Peixoto, a sede da Philarmônica Lyra Popular de Lençóis e a Sociedade União dos Mineiros, que preservam a história por meio de vestígios do garimpo através de objetos e peças que ficam expostas nesses espaços. 

Cachaça e café – Já para quem deseja curtir o turismo rural, a Fazenda Alambique Passagem dos Bois oferece refeições e também hospedagem. Há também o restaurante Encontro dos Rios, que tem uma excelente estrutura para passar o dia e se deliciar com a gastronomia do lugar. E o Ecositio Santa Fé oferece uma maravilhosa experiência para os amantes do café.

Saiba mais e agende sua visita nos atrativos no site www.janoo.com.br/lencois

Fotos: Tarciso Albuquerque/ Monique Renne