Notícias

Ipiranga aposta no Funknejo em nova campanha digital

Campanha “Bora Render”, com a participação de Luan Pereira, MC Daniel e MC Ryan SP,foi criada pela Agência Mutato

É possível misturar combustível aditivado com funknejo? Para a Ipiranga, Sim! E o resultado é muito rendimento, nos motores e nas mídias sociais. A empresa brasileira, que distribui combustíveis para mais de seis mil postos em todo o país, é a primeira empresa do setor a apostar no gênero, que une o funk paulistano e o sertanejo, em sua nova campanha digital. Filmada em um posto da marca na Marginal Tietê, na capital paulista, traz como estrelas Luan Pereira, MC Daniel, MC Ryan SP e, até mesmo, os “VIPs” da Ipiranga, os “vendedores Ipiranga de pista”, como são conhecidos os frentistas da marca.


Essa união começou de forma despretensiosa, quando Luan Pereira foi abastecer em um posto Ipiranga e se deparou com um frentista cantando uma paródia do seu sucesso “Dentro da Hilux”. Em seguida, após uma mensagem do amigo MC Ryan SP ao Instagram da Ipiranga, o relacionamento entre a marca e os artistas só cresceu. Depois disso, foi só preciso trazer MC Daniel para a ideia do “Bora Render” virar realidade.


O projeto surgiu da necessidade da Ipiranga falar ao público sobre Ipimax, sua linha de combustíveis aditivados que se destaca por trazer mais rendimento, ou seja, rodar mais quilômetros com menos combustível no tanque. Mas como atrair o público, falando de um assunto tão técnico? Do jeito que a Ipiranga, em seus 86 anos de existência, está acostumada a fazer: usando alegria e irreverência. 


Ipiranga no funknejo – Assim nasceu a ideia da campanha digital “Bora Render”, criada pela agência Mutato e inspirada no sucesso “Dentro da Hilux”, de Luan Pereira. A ideia foi levar a Ipiranga para um caminho nada óbvio para uma das maiores empresas do país: apostar em artistas de funknejo e, ao mesmo tempo, se aproximar dos jovens e surpreender a todos com um conteúdo inusitado sobre combustíveis. 


A nova música e o clipe, que estreiam hoje (06) nos canais de social media da Ipiranga e nas plataformas de streaming, reforçam os atributos de rendimento dos combustíveis Ipimax enquanto os artistas cantam: “o caminho é longo e a gata não espera/ bora render pra eu chegar na casa dela”. Afinal, quem não quer chegar rapidinho pra ver o “mozão”? Com o primeiro hit sobre combustível da história, a Ipiranga já está gerando engajamento nas redes e um produto com capacidade para viralizar e ter relevância na cultura popular.


A vice-presidente de Marketing e Desenvolvimento de Negócios da Ipiranga, Bárbara Miranda, explica a escolha pelos artistas do funknejo. “A Ipiranga é criativa, alegre e gosta de estar próxima de seu público, algo que é a cara do brasileiro. Então, a nossa ideia não era olhar para o ‘Top 10’ do Spotify e escolher qualquer um. Queríamos alguém que representasse esses atributos e tivesse uma conexão genuína com a marca”, explica Bárbara. “Queríamos fazer algo novo. O Luan, MC Daniel e MC Ryan SP representam tudo isso e nos aproximam de um novo gênero musical e um novo público. E ninguém melhor do que eles, que fazem tanto sucesso nos streamings e nas mídias sociais, pra falar de rendimento”, afirma Bárbara.


Quem também é estrela da campanha é o VIP André Costa, que trabalha em um posto Ipiranga em Bananal (SP), é conhecido no Instagram como o @frentista.dancarino e foi uma das inspirações da campanha. “Nossos VIPs são a cara da Ipiranga e merecem ser reconhecidos! Por isso a campanha prevê uma ação especial, o ‘Desafio Bora Render’, que vai premiar as coreografias dos VIPs que tiverem maior engajamento nas redes”, explica Bárbara.


Música nas redes – O principal conteúdo da campanha, o videoclipe com Luan, MC Daniel, MC Ryan SP e o “frentista dançarino”, ainda nem foi lançado e os resultados nas redes da Ipiranga já estão pra lá de “aditivados”: Após o teaser divulgado no perfil da marca no Instagram, o número de seguidores da Ipiranga na rede aumentou mais de 80% e segue crescendo. Além disso, foram mais de meio milhão de visualizações em apenas 24 horas, sem falar das milhões de visualizações nos stories de bastidores publicados pelos próprios artistas. Os números mostram a força dos três artistas do funknejo que, juntos, somam mais de 20 milhões de seguidores no Instagram. 


Segundo o Alessandra Muccillo, diretora de criação executiva da agência Mutato, “a Ipiranga sempre fez parte da cultura brasileira. Então, nada mais natural do que se inspirar nessa cultura pra falar com as pessoas. Esta foi a ideia: uma música no topo nas redes sociais, fora do circuito óbvio, e que ganhou uma versão inspirada no que aconteceu dentro do próprio posto: uma paródia feita por um frentista. Ou seja: uma campanha praticamente cocriada com o público”. O videoclipe, feito exclusivamente para TikTok e Reels, foi co-dirigido por Ricardo Souza, um dos diretores do clipe “Funk Rave” da cantora Anitta, vencedor do VMA 2023. 


A Ipiranga está presente no mundo da música há algum tempo: a empresa, por exemplo, é patrocinadora do Rock in Rio há mais de uma década. E em maio deste ano, quando inaugurou o primeiro posto com sua nova marca em São Paulo, promoveu um pocket show com Xamã. A Ipiranga, que agora vai além do posto e se apresenta como uma “plataforma de mobilidade”, quer estar presente no dia a dia das pessoas e, pra isso, pretende se aventurar cada vez mais na área musical e aumentar de forma constante a sua presença em conteúdo digital.

Foto: Divulgação/ Assessoria