Gastronomia

Conheça os bares estreantes no concurso Comida di Buteco em Salvador   

Participando pela primeira vez, estabelecimentos estão distribuídos por mais de 20 bairros da capital e região metropolitana.

O Comida di Buteco deste ano atinge novos patamares de participação e diversidade, refletindo o crescente interesse na rica cultura gastronômica na capital e região metropolitana de Salvador. Com recorde de 56 bares competindo na busca pelo título de maior buteco do país, a 16ª edição na cidade conta com 26 estreantes no concurso, que acontece até o próximo dia 5 de maio. 

Os novos participantes capricharam nos pratos para a estreia e não vão economizar nos ingredientes para serem avaliados pelo público e jurados da competição. De Plataforma a Lauro de Freitas, os bares estreantes prometem entregar o máximo de si para o tão almejado título. 

Espalhados pelos bairros da Pituba, Campinas de Pirajá, Plataforma, Paripe, Cajazeiras V, Boca do Rio, Rio Vermelho, São Caetano, Avenida 7, Imbuí, Pituaçu, Resgate, Santo Antônio Além do Carmo, Dois de Julho, Trobogy, Baixa de Quintas, Pernambués, Barra, Buraquinho e Centro de Lauro de Freitas, os estreantes estão a todo vapor.  

Para Max Rogers, coordenador regional do Comida di Buteco, essa expansão e a chegada dos novatos, valida o crescimento do concurso na cidade. “A edição de 2023 foi um sucesso, com muitas indicações nas páginas oficiais, o que possibilitou explorar Lauro de Freitas. No entanto, é crucial mencionar os bairros do subúrbio, já que há muitas histórias interessantes. Por isso, o Comida de Buteco tem se tornado cada vez mais popular, com a equipe buscando essas histórias para sair do anonimato e compartilhar o testemunho de vida desses estabelecimentos. São vários relatos de transformações em todas as cidades e em todos os circuitos onde o projeto está presente. Temos histórias de pessoas, de famílias que mudaram as suas vidas por meio do Comida de Buteco. Eu acho que esse é o maior legado desse negócio.”

Sob o mote ‘Somos Todos Buteco!’, mais uma vez o CdB promete celebrar a diversidade e a autenticidade dos butecos, que agora se expandem não só por Salvador, mas também por Lauro de Freitas. Com um preço fixo de R$ 35,00 por prato, a criatividade e a originalidade tornam-se peças fundamentais na conquista do paladar dos turistas e dos baianos. Para este ano a competição tem tema livre, encorajando os participantes a inovar, prometendo uma experiência gastronômica ainda mais diversificada 

Para Alan e Erick Luz, do buteco Fazenda Music Bar, participar pela primeira vez está sendo uma experiência indescritível. “Estar no Comida di Buteco é extremamente prazeroso, inclusive foi uma parceria da qual foi constituída com um propósito único. Dar visibilidade ao subúrbio visando mostrar uma cultura que abraça, e o ‘Buteco’ é isso, onde rimos e choramos. O sucesso atual do Croquete Carroceiro é um exemplo de dedicação não só ao produto, mas também ao consumidor. Óbvio, o Fazenda sempre teve esse cuidado, porém agora entrega um novo modelo de trabalho junto a algumas criações. Enfim, feliz e botecando”, concluem os butequeiros.

Confira os 26 bares estreantes em Salvador:  

Bar D’ Gente   Rua Thomaz Gonzaga, nº 144, Cond. São Judas Tadeu, portaria 2 | Pernambués, Salvador – Ba 

Petisco: Costela da Casa – Costela de boi com pirão da casa           

Bar do Papá

Rua Edgard Loureiro, nº 7 – Box 1 | Resgate, Salvador – Ba  

Petisco:  Charque do Papá – charque frita com feijão verde e farofa.  

Botecar Bar e Petiscaria  

Rua Andaraí, nº 723, Box 1 | Resgate, Salvador –Ba 

Petisco: Carne do Sol di Buteco – Carne do sol acebolada, acompanha molho de alho e farofa de cebola caramelizada.

Boteco Aggada  

Ladeira do Carmo, nº 9 | Santo Antônio, salvador – Ba 

Petisco: A Picanhada Dedumada – Farofa com bacon e couve, banana da terra, abacaxi e uma calda de melaço 

Boteco da Midia  

Rua Nadir Mendonça, n° 16, Térreo | Pituaçu, Salvador – Ba 

Petisco: Delicia enroladinha – Linguiça tipo calabresa enroladinha com queijo mussarela, acompanhada com fatias de pão artesanal, cebola caramelizada com bacon e molho chimichurri.

Boteco Delícia de pirão 

Estrada ilha do mocambo, nº 11, Praça do Asa | Trobogy, Salvador – Ba 

Petisco: Moela das Queridonas – Moela servida com pirão de aipim, cubos de queijo coalho e banana da terra. 

Boteco do Araújo  

Rua José Mariz Pinto, nº 60, Térreo | Baixa De Quintas, Salvador – Ba 

Petisco: Bolinho de Costela no Espeto ao molho de Bacon – Bolinho de Costela de   boi recheado com queijo muçarela servido em uma bandeja de espetos acompanhado do molho de bacon 

Brazero Steak House   

Rua 1 TV. Luiz Tarquinio Pontes, nº 223, Box 43 | Centro, Lauro De Freitas – Ba 

Petisco: Bolinho de Brisket – Bolinho único onde não leva massa, apenas composto por carne de brisket extremamente crocante e suculento. 

Casa Sankofa Bar e Cultura  

Rua Democrata, nº 16, Edf. Chatoyanse, Loja 01 | Dois De Julho, Salvador – Ba 

Petisco: Bolinho Sankofa – Um bolinho com massa de aipim e carne do sol desfiada. 

Check-in Gastro bar 

Rua Estrada do Matadouro,nº 2, rotula de Cajazeiras V | Cajazeira V, Salvador – Ba 

Petisco: Porkmaki – Lamina de filé mignon suíno maçaricado, recheado com arroz japonês, cream cheese, filé suíno refogado, bacon, molho de ervas, barbecue e finalizado com teriyaki e geleia de rubras. 

Cia do Sertão   

Rua das Hortências, nº 288 | Pituba, Salvador – Ba 

Petisco: Guioza de cupim com Teriaky nordestino – Típico pastel oriental na nossa versão Grelhado na chapa e recheado com patê de cupim, couve refogada e pasta de pimenta fermentada, finalizado com Teriaky da casa e furikake nordestino.

Dorea Hakuna Matata 

Praça São Braz, nº 19, 2º Andar | Plataforma, Salvador – Ba 

Petisco: Palitinho de Frango de Dorea – Tiras de frango empanada, acompanhado com molhos da casa. 

Escritório da Gadhega  

Rua Góes Calmon, nº 33 | Saúde, Salvador – Ba 

Petisco: Filet Au Vin – File mignon ao vinho com purê de mandioquinha. 

Fazenda music bar 

Rua Doutor Eduardo Dotto, nº 56 | Paripe, Salvador – Ba  

Petisco: Croquete Carroceiro – Croquete de costela suína empanado na Panko acompanhada de molho Aïoli, geleia de pimenta doce artesanal aromatizada com especiarias. 

Kitanda Empório Gastro Bar  

Avenida Oceânica, nº 297, Térreo | Barra, Salvador – Ba 

Petisco: Croquete de Hauçá – Croquet de arroz ao leite de coco, patê de camarão e carne seca desfiada refogada na manteiga, acompanha maionese de coco verde com um toque de pimenta doce. 

Lampião na Cozinha       

Estrada da liberdade, casa nº 498 | Liberdade (Guarani), Salvador – Ba 

Petisco: Brasileirinho – Pirão de aipim coberto por duas camadas de queijo coalho, sendo uma maçaricado e carne seca acebolada, acompanhada por salada de tomates verdes e banana caramelizada.  

Malicola – Cozinha de Recôncavo  

Avenida Octávio mangabeira, nº 100 A | Boca do Rio, Salvador – Ba 

Petisco: Vem K Tem – Croquete de porco com queijo coalho, harmonizado com especiarias autênticas e um toque de alecrim, confere um aroma, empanado com farinha de trigo e tapioca, acompanhado de molho especial. 

Maré Gastronomia Afrofuturista  

Rua 1 TV. Luiz Tarquinio pontes, nº 223, Box 46, Mercadão da Bahia | Centro, Lauro de Freitas – Ba 

Petisco: Mini-Poboys (Siriguejo, Camarada e Pobode) – Sanduíches feitos com frutos do mar e carnes regionais (bode) empanados na farinha panko e servidos com aioli da casa salada e variados pães, nesta versão mini trio, os poboys vêm na versão siri, camarão e bode.  

Margarida Bar e Restaurante  

Rua osvaldo cruz, nº 66, casa/terreo | Rio Vermelho, Salvador – Ba 

Petisco: A Flor de Margarida – Camarão encapotado de moqueca com vatapá 

O boteco do Bocca  

Rua 1 tv Luiz Tarquinio pontes, nº 223, Box 29 | Centro, Lauro de Freitas – Ba 

Petisco: Veraneio – Preenchido com pirão de aipim e com banana da terra, queijo coalho, carne do sol, carne de fumeiro, camarão e batata palha no topo. 

Obá Gastrobar  

Rua das Rosas, nº 148 – | Pituba, Salvador – Ba 

Petisco: Coquilles Seu Jackson – Um mix de carne de Siri e Camarão com um leve toque de leite de coco e creme fresco, gratinado, acompanhado de barquetes de tapioca. 

Oxe Bier 

Rua Priscila B Dutra, nº 56, Loja 04 | Buraquinho, Lauro de Freitas – Ba 

Petisco: Pane Baiano – Pão tipo italiano recheado com pasta de alho queijo e especiarias. 

Petiscaria Carnavalle  

Rua al Campinas de Piraja, nº 88, Cond. Parque Campinas de Pirajá | Campinas de Piraja, Salvador – Ba 

Petisco: Trio Jóia – Carne de Fumeiro coberto com queijo coalho maçaricado, acompanhado com Aipim Frito e Banana da Terra 

Point Campo Grande 

Avenida Sete de Setembro, nº 1474, Edif. Sequoia, loja 04 | Campo Grande, Salvador – Ba 

Petisco: Comida de Mãe – Carne de panela com toque de molho caseiro, acompanhado com purê de aipim com banana da terra, farofa de torresmo e salada vinagrete de pepino japones. 

Point Santo  

Rua Resende de Jesus, nº 111 | São Caetano, Salvador – Ba 

Petisco: Santo Cupim – Composto por uma massa artesanal, recheada por ragu de cupim, banana da terra finalizado com e queijo maçaricado, acompanha molho golf.

Portal do Imbui 

Avenida Jorge Amado, S/N. Portal do Imbui | Imbuí, Salvador – Ba 

Petisco: A moda do Portal – Pastel aberto com recheio de siri, carne e fumeiro, acompanhado de vinagrete de banana da terra. 

Foto: Divulgação