Operadora registrou volume de tráfego de 178,64 terabytes nos principais circuitos da folia. O número equivale a assistir 510 mil horas de vídeos no Youtube, sem interrupção;
Para garantir a melhor experiência de conectividade aos usuários durante o Carnaval de Salvador, a TIM reforçou a infraestrutura de rede na cidade. Nos últimos três anos, a operadora tem investido significativamente na cobertura e na capacidade do 5G, além de realizar melhorias nas áreas mais movimentadas da capital. Esses esforços têm gerado resultados expressivos, como o recorde de conexões no Carnaval deste ano.
A companhia registrou um volume de tráfego de 178,64 terabytes nos principais polos da festa (Pelourinho, Circuito Osmar e Barra-Ondina), com 47,94% desse total sendo transmitido por meio da tecnologia 5G. Em termos ilustrativos, esse volume equivale a 510,4 mil horas de vídeos no YouTube assistidos de forma ininterrupta ou a 89,3 milhões de fotos transmitidas nas redes sociais.
No Circuito Barra-Ondina, o tráfego nas antenas instaladas foi de 117,27 terabytes de dados — o equivalente a 335,06 mil horas assistindo a vídeos no YouTube sem interrupção. Desse total, 42,1% dos dados foram transmitidos por meio da tecnologia 5G. O domingo de Carnaval liderou as conexões, com um recorde de 32.297 usuários conectados simultaneamente, às 20h, durante a passagem dos trios elétricos.
Com isso, a TIM superou as expectativas para este ano, com o tráfego na rede 5G ultrapassando a marca de 45% do total. O volume total de tráfego de dados na internet móvel registrou um aumento de 6,1 pontos percentuais em comparação com o Carnaval do ano passado. Esse aumento reflete o uso crescente de dispositivos móveis para compartilhamento de conteúdos e transmissões ao vivo durante o evento.
“Nos últimos anos, a TIM tem acumulado experiência em grandes eventos, como festivais de músicas e Carnavais das principais cidades do Brasil. Com esses investimentos, buscamos proporcionar aos foliões e moradores de Salvador uma experiência sem interrupções, de alta velocidade, tanto para navegar quanto para transmitir conteúdos em tempo real durante o Carnaval”, afirma Bruno Talento, Diretor da TIM Nordeste. Nos últimos três anos, a TIM instalou 17 estações para reforçar as redes 4G e 5G no Circuito Barra-Ondina e oito no percurso Osmar – Batatinha e Pelourinho.
Para garantir esse bom desempenho, a TIM instalou uma estação móvel temporária no Farol da Barra, um dos principais pontos do circuito do Carnaval. Além disso, a operadora expandiu a rede com a instalação de sete novas antenas 5G, todas permanentes, nos camarotes e no Circuito Barra-Ondina. Dessa forma, a TIM assegura não apenas uma conexão de qualidade, mas também uma experiência estável, suportando um número muito maior de pessoas conectadas simultaneamente, especialmente em locais de grande concentração de foliões, onde a demanda por internet é intensa.
No total, com os cerca de 178,64 terabytes de dados trafegados no Carnaval de Salvador, seria possível por exemplo:
• Assistir a vídeos no YouTube por mais de 58 anos ininterruptos;
• Visualizar 89,3 milhões de fotos nas redes sociais;
Foto: Divulgação