Espetáculo usa humor para discutir masculinidade e educação emocional
Quando três amigos que sabem tudo da vida um do outro decidem provocar reflexões sobre a construção da masculinidade, o resultado só poderia ser um espetáculo intenso, divertido e necessário. Assim nasceu “Por que não nós?”, estrelado por Samuel de Assis, Amaury Lorenzo e Felipe Velozo, que estreia em Salvador nos dias 17 e 18 de maio, no Teatro Jorge Amado — com sessão extra confirmada no domingo, às 18h.
A peça é um mergulho ácido e bem-humorado no universo masculino, conduzida por três personagens sarcásticos que expõem as engrenagens da masculinidade tóxica e suas consequências. Samuel, Amaury e Felipeconvidam o público a rir, emocionar-se e refletir sobre os padrões que sufocam os homens e impactam toda a sociedade. “Queríamos entender como somos afetados pela contenção do que sentimos — mesmo rindo das ansiedades e angústias que essa contenção provoca”, explica Felipe Velozo.
Com texto de Júlia Spadaccini e direção de Débora Lamm, o espetáculo aborda saúde emocional, estigmas, preconceitos e a dificuldade masculina de lidar com os próprios sentimentos. “A história fala de amizade, de educação emocional, sobre como nós, homens, não somos criados para falar, para discutir nossas emoções. É um espetáculo sobre isso, sobre a dificuldade de nos relacionarmos emocionalmente”, destaca Samuel de Assis.
O debate, urgente e atual, ganha potência no teatro — espaço que, segundo Amaury Lorenzo, “pode contribuir muito para os debates sobre gênero que estão fervilhando e exigindo novos modos de discussão”.
SERVIÇO
Por que não nós?
Datas: 17 e 18 de maio
Horários:
- Sábado (17/05), às 21h
- Domingo (18/05), sessão extra às 18h e sessão às 20h
Local: Teatro Jorge Amado
Ingressos: R$ 120 (inteira) | R$ 60 (meia)
Venda: Sympla
Produção local: Carambola Produções
Realização: Diga Sim Produções e Samukaju Produções
Foto: Balbino