O evento é realizado pela Associação Rede Social de Angico, com o apoio do Instituto Lina Galvani, que desde 2015 fortalece as tradições locais e contribui para a geração de renda dos empreendedores do povoado
A tradicional Feira Sabores e Saberes, realizada no povoado de Angico dos Dias, em Campo Alegre de Lourdes (BA), acontece no sábado, 28 de junho, a partir das 17h, na Praça São José. Realizada há 10 anos de forma autônoma pela Rede Social de Angico, associação comunitária do povoado, a feira conta com o apoio do Instituto Lina Galvani (ILG), organização social mantida pela Galvani, e aproveita os festejos de São João para reunir empreendedores e a população para celebrar com barracas de comidas típicas, artesanato, produtos locais e cultura, com a apresentação do grupo Arraiá Angico, como destaque da programação.
Já incorporada ao calendário oficial de festejos do município, a feira atrai anualmente mais de 500 pessoas dos povoados e cidades do entorno como Campo Alegre de Lourdes e Caracol, fortalecendo a economia local e fomentando a geração de renda dos empreendedores da região. O Instituto Lina Galvani (ILG) atua historicamente como apoiador da Rede Social e dos empreendedores na organização da feira, contribuindo com o amadurecimento da associação e do evento.
“Há 10 anos, a Feira nasceu fomentada pelo ILG como uma forma de movimentar a economia do povoado e gerar renda para os empreendimentos locais. Hoje em dia, a Rede Social e os projetos planejam, captam doações e organizam a feira de forma autônoma, e o nosso apoio se dá na perspectiva de seguir instrumentalizando e fortalecendo esses empreendimentos comunitários para que estejam cada vez mais preparados para gerar renda e impulsionar o desenvolvimento do território, que é o propósito do Instituto”, afirma Welson Alves, coordenador de Investimento Social do Instituto Lina Galvani.
Uma das ações realizadas pelo ILG em parceria com a Rede Social foi a criação de um fundo de empréstimo rotativo: um recurso doado pelo ILG à Rede Social que funciona todos os anos como capital de giro, permitindo que os empreendedores antecipem a compra de insumos e materiais para produção dos itens comercializados na feira e devolvam o empréstimo depois. Neste ano, como parte do Impulsiona Angico, programa de fortalecimento de empreendedores locais do Instituto, serão oferecidas também oficinas de precificação e planejamento de produção nos dias que antecedem a feira. As atividades têm como objetivo auxiliar os expositores na definição de melhores estratégias que aumentem a rentabilidade dos seus empreendimentos durante o evento.
Serviço:
10ª Feira Sabores e Saberes
Onde: Praça São José, no povoado de Angico dos Dias, em Campo Alegre de Lourdes (BA)
Quando: 28 de junho, a partir das 17h
Foto: Divulgação / Assessoria