Projeto patrocinado pela Petrobras reforça o protagonismo das tradições populares e dos grupos artísticos locais em 27 cidades
O São João do Reencontro 2025, realizado pela Agência Pira com patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, reafirma seu compromisso com o fortalecimento das manifestações culturais que dão alma às festas juninas na Bahia. Para além dos grandes shows e dos palcos principais, o projeto aposta na preservação e valorização das tradições que atravessam gerações e ajudam a construir a identidade do povo nordestino.
Em sua segunda edição, o projeto fomenta e dá visibilidade a quadrilhas juninas, grupos folclóricos, artistas musicais, cordelistas, rezas cantadas, danças típicas, além de expressões artísticas que traduzem a religiosidade, a alegria e a resistência cultural do interior baiano.
Presentes em 27 municípios na Bahia, as ações do São João do Reencontro 2025 ajudam a manter viva uma rede de artistas, mestres da cultura popular, artesãos e fazedores de cultura, que encontram na festa um espaço para celebrar e compartilhar seus saberes. Essas manifestações são patrimônio simbólico e fonte de pertencimento para as comunidades. Ao fomentar a programação cultural das festas juninas, o São João do Reencontro 2025 contribui para gerar renda, fortalecer laços comunitários e assegurar a continuidade das tradições que tornam o São João uma das maiores celebrações populares do país.
* Esclarecemos que o presente projeto está enquadrado na Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (Lei nº 8.313, de 23 de dezembro de 1991 – Lei Rouanet), regulamentada pelo Decreto nº 11.453, de 23 de março de 2023, e pelas Instruções Normativas MINC nº 11, de 30 de janeiro de 2024 e MINC nº 23, de 05 de fevereiro de 2025, tendo sido objeto de aprovação pelo Ministério da Cultura (PRONAC nº 252261), intermédio da Portaria SEFIC/MINC no 305, de 2 de maio de 2024.
Foto: Divulgação