Após sessão em Santo Amaro, longa chega em Cachoeira, Camaçari, Nazaré das Farinhas e Vera Cruz com a presença da diretora Liliane Mutti, a produtora Fabíola Aquino (Toca Filmes) e o Babalorixá Pai Pote
No ano do Brasil na França, a Bahia participa com ações de internacionalização e interiorização do cinema baiano entre os dois países, que completam 200 anos de relações bilaterais. Durante todo o mês de agosto, aFundação Cultural do Estado, unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado, leva o filme baiano Madeleine à Paris, de Liliane Mutti, para cinco cidades do interior: Santo Amaro, Cachoeira, Camaçari, Nazaré das Farinhas e Vera Cruz, valorizando os espaços de cinemas locais, Pontos de Cultura, auditórios universitários e outros espaços públicos.
O filme “Madeleine à Paris” retrata a trajetória do artista baiano Roberto Chaves, criador da “Lavagem da Madeleine”, maior representação da cultura baiana e afro-brasileira em terras francesas. Revela, ainda, os bastidores dos 23 anos da Lavagem. O filme é um registro etnográfico e uma celebração da persistência cultural em terras estrangeiras, a partir de uma abordagem documental que explora as camadas de identidade, saudade e resistência, revelando como as tradições baianas encontram novo significado em um contexto europeu.
Com foco no fortalecimento dos cinemas de rua, as sessões de “Madeleine à Paris” terão debates com a equipe do filme, e as presenças da diretora Liliane Mutti, da produtora Fabíola Aquino (Toca Filmes, detentora exclusiva dos direitos da obra) e do Babalorixá Pai Pote, liderança religiosa do Recôncavo da Bahia, fundador do Ilê Axé Ojú Onirê, presidente do Bembé do Mercado e irmão de Roberto Chaves.
Escolhida para estreia da ação, Santo Amaro recebeu a primeira sessão do filme, dia 1º de agosto, dentro da programação oficial do Sabejé, tradição que simboliza a visita do orixá Omolu à cidade. Durante a festividade, um cortejo pelas ruas da cidade levou o balaio de pipoca até a população e turistas, em um momento de devoção, cura e renovação, elementos que compõem a rica cultura afro-baiana, tema central do filme Madeleine à Paris. A exibição aconteceu no Terreiro de Candomblé Ilê Axé Oju Onirê. A próxima parada será em Cachoeira, dia 16 de agosto, na Sede da Irmandade da Boa Morte, às 15h.
Convite “à moda antiga” mobiliza cinema gratuito ao Recôncavo Baiano, durante a Festa da Irmandade da Boa Morte
Em tempos de hiperconexão e algoritmos, uma ação inclusiva tem encantado e atraído o público para o cinema baiano. O filme Madeleine à Paris, de Liliane Mutti, está convidando o público pelas ruas de Cachoeira por meio de um carro de som, em mais uma ação de terreiro de portas abertas. A proposta é chamar a população para aproveitar a sessão de cinema gratuita, que acontece nesse sábado, dia 16/08, na cidade. A festa deste ano está sendo ainda mais aguardada, pois promete a presença da primeira dama Janja da Silva e da ministra da cultura, Margareth Menezes.
Cinema Bahia-Europa
Essa coprodução internacional, que reúne arquivos de 23 anos do desfile afro-brasileiro em Paris, conta com o selo do Instituto Francês e Instituto Guimarães Rosa para circulação no Brasil e na França, através do projeto Trois Regards.
Ainda nas comemorações das duas décadas desde a primeira edição do Ano do Brasil na França e da França no Brasil, a circulação do filme ocorrerá também em Paris, no dia 12 de setembro.
O longa-metragem tem sido selecionado em importantes festivais internacionais, notadamente a Mostra SP e o Festival do Cinema Brasileiro de Bordeaux e Paris, onde teve sala lotada no prestigiado cinema L’Arlequin, e no Festival Inffinito de Nova Iorque. O filme foi exibido no mês de setembro de 2024 na Embaixada Brasileira da França, com a presença da embaixadora do Brasil na UNESCO e ficou em cartaz em sete cidades brasileiras nos meses de fevereiro e março de 2025.
PROGRAMAÇÃO
Aberta ao público, sujeita à lotação dos espaços
Santo Amaro – 01/08 | Terreiro Ilê Axé Ojú Onirê (OK)
Cachoeira – 16/08 |Sede da Irmandade da Boa Morte, às 15h
Camaçari – 26/08 |Teatro Alberto Martins, às 15h
Nazaré das Farinhas – 22/08 | Cine Teatro Rio Branco, às 15h
Vera Cruz – 27/08 | Complexo Cultural
Foto: Divulgação