Orquestra Sinfônica Garcia D’Ávila e grupo Forte Swing se apresentam no Castelo Garcia D’Ávila em comemoração à data histórica
A Fundação Garcia D’Ávila celebra 44 anos de atuação com uma programação especial no sábado, 30 de agosto, às 10h, no Castelo Garcia D’Ávila, em Praia do Forte. O evento, que conta com o patrocínio do Hiperideal e apoio do Governo da Bahia, terá apresentações da Orquestra Sinfônica Garcia D’Ávila e do grupo Forte Swing, em uma manhã de música e celebração da cultura.
A Fundação é responsável pela preservação e manutenção da Casa da Torre, também conhecida como Castelo Garcia D’Ávila, monumento histórico tombado pelo Iphan e considerado um dos marcos do início da colonização e povoamento do Brasil. O local, de forte simbolismo para a memória nacional, será o palco do encontro.
A Sinfônica Garcia D’Ávila é um projeto idealizado por Geisy Fiedra, presidente da Fundação, que desde 2021 oferece aulas gratuitas de instrumentos musicais a crianças e adolescentes de escolas públicas de Praia do Forte e região. O programa atende jovens no contraturno escolar e proporciona formação cultural e social por meio da música. Os alunos aprendem violino, violoncelo, percussão, violão, metalofone, teclado, instrumentos de sopro e outros, em aulas conduzidas pelos professores Edmael Santos, Adelson Specht, Fabrício Rios, Nicodemos Figueiredo e pelo Maestro Luciano Afro, sob a coordenação de Thaise Costa Pinto.
O grupo Forte Swing, liderado pelo professor Kiko, também integra as ações da Fundação. O projeto ensina percussão a crianças e adolescentes da comunidade, incentivando a musicalidade e o convívio coletivo a partir da arte.
Geisy Fiedra destaca o impacto das iniciativas: “O projeto Sinfônica no Castelo tem uma relevância social, educacional e cultural imensa. A música amplia horizontes, garante o direito à arte e oferece uma via saudável para expressar sentimentos e desenvolver a inteligência emocional, sobretudo em contextos de vulnerabilidade. Também favorece o crescimento de habilidades socioemocionais como empatia, trabalho em equipe e autoestima. Nosso lema, ‘Musicando sonhos no Castelo’, reflete esse propósito: possibilitar que crianças e jovens das escolas públicas expressem seu talento em um ambiente histórico e cultural, conectado com as perspectivas de futuro”, afirma.
O evento celebra não apenas a trajetória da Fundação, mas também reafirma o compromisso com a preservação do patrimônio e a promoção de projetos que unem história, cultura e formação cidadã.
Foto: Divulgação