Companhia foi primeira a notificar usuários e conquistou melhor posição entre operadoras no estudo “Quem Defende seu Dado”, realizado pela InternetLab
A TIM, líder em cobertura 5G no Brasil, foi a operadora que alcançou o melhor resultado na 8ª edição da pesquisa “Quem Defende seu Dado”, conduzida pelo InternetLab. A companhia apresentou progresso em comparação à edição anterior e se tornou a primeira empresa a cumprir o requisito de notificação aos usuários. As operadoras brasileiras foram avaliadas a partir de 42 parâmetros, que levaram em consideração as exigências da legislação vigente (especialmente da Lei Geral de Proteção de Dados e do Marco Civil da Internet) e boas práticas internacionais em matéria de proteção à privacidade.
Sobre o parâmetro de avaliação das notificações, o estudo analisou se as empresas prometem comunicar aos usuários sobre a entrega de dados cadastrais e dos registros de conexão, exceto se o sigilo da entrega for imposto por lei ou determinado em decisão judicial. “A conquista deste resultado reforça o nosso comprometimento com a proteção dos dados dos nossos clientes e com o cumprimento rigoroso da legislação vigente. “Na TIM entendemos que a privacidade é um direito fundamental, e por isso investimos continuamente em processos, tecnologias e capacitação para adotar os mais altos padrões. Esse reconhecimento é um reflexo do trabalho de uma equipe dedicada à construção de uma cultura de transparência e confiança”, afirma Fabiane Reschke, DPO da TIM Brasil.
O estudo Quem Defende seu Dado tem como finalidade analisar o grau de comprometimento das operadoras de serviços de telecomunicações, com ênfase nas empresas de telefonia móvel e acesso à internet, em relação à privacidade e à proteção de dados dos usuários. A edição deste ano foi feita em parceria com a Electronic Frontier Foundation (EFF), uma organização não-governamental dos Estados Unidos pioneira na defesa de direitos digitais.
Foto: Divulgação