Cultura & Lazer

Bienal do Livro Bahia apresenta novidades da edição 2026 em lançamento oficial no Centro de Convenções Salvador

Com data oficial para acontecer de 15 a 21 de abril de 2026, com um dia a mais na programação, o evento reuniu autoridades, mídia local, curadores e influencers

Com o tema “Bahia – Identidade que ecoa nos quatro cantos do mundo”, a Bienal do Livro Bahia realizou, na noite do dia 18 de setembro, no restaurante Bocado, no Centro de Convenções Salvador, o lançamento oficial de sua próxima edição, que acontecerá entre 15 e 21 de abril de 2026. O encontro exclusivo para convidados contou com a presença de representantes do mercado editorial, empresários, executivos, autoridades, influencers, parceiros e jornalistas, além de uma intervenção artística da atriz Maria Gal, que emocionou o público ao interpretar Carolina Maria de Jesus, escritora e ícone da literatura brasileira.

Reconhecida como o principal evento de literatura, cultura e entretenimento do Nordeste, a Bienal do Livro Bahia chega em 2026 com uma expectativa de atingir mais de 120 mil visitantes, superando o recorde atingido na última edição, que foi de 100 mil pessoas, visitando o espaço. 

Durante o lançamento, a diretora-geral da GL events Exhibitions, Tatiana Zaccaro, destacou a expectativa para a próxima edição. “Promover mais uma edição da Bienal do Livro Bahia é motivo de muito orgulho para nós, ainda mais por ser um evento que sempre se renova e traz para a cidade uma movimentação importante em prol do livro, do conhecimento, da cultura, da educação e das trocas de experiências, por isso, estamos muito animados para ela acontecer em 2026”, enfatiza Zaccaro.

Curadoria 100% baiana e programação plural

Entre as novidades apresentadas, está o time de curadores 100% baiano, que dará identidade única à programação da Bienal 2026. Nomes como o da jornalista, escritora e autora, Joselia Aguiar, à frente do Eixo Literário; o publicitário Deco Lipe, que seguirá no espaço Literatura Jovem; a jornalista, atriz e influencer, Maíra Azevedo, conhecida na internet por Tia Má, que comandará as Atualidades; o jornalista, ator, dramaturgo, roteirista e apresentador, Aldri Anunciação, à frente da Literatura em Diálogo com Música, Cinema e Artes; e para o espaço infantil, a diretora e roteirista, Mira Silva.

Com a planta 100% fechada, outro ponto forte são as editoras que irão fazer parte da Bienal do Livro 2026. Entre elas, estão os grandes nomes do eixo Rio–São Paulo, como a Companhia das Letras e a Ciranda Cultural, além de outras editoras como HapperCollins, a Escreva Garota, que tem publicações voltadas para o público jovem, a editora Malê, referência em literatura afro-brasileira para adultos e crianças, e a editora baiana Arpillera, que leva para o evento sua produção artesanal de livros únicos, costurados manualmente. 


Conceito plural e diverso

O conceito da próxima edição fortalece a pluralidade de vozes e a projeção da Bahia para o mundo. A projeção da cultura baiana para além de suas fronteiras. O evento celebra também a diversidade que faz da Bahia um território de narrativas potentes e universais. Essa pluralidade se materializa no coração da Bienal: sua programação cultural e literária. Curada por um time de nomes fortes e diversos, a agenda amplia diálogos, rompe bolhas e desafia estigmas, reafirmando que o povo baiano é símbolo de história, presente e futuro.

Em 2026, a Bienal pretende ampliar ainda mais o seu alcance como plataforma de conexões e oportunidades. Ela reunirá escritores, artistas, editoras, livreiros e leitores de todas as idades em um espaço dedicado à troca de ideias, à valorização da literatura e à celebração da diversidade cultural.

Com o lançamento oficial, a contagem regressiva para a Bienal do Livro Bahia 2026 já começou. Salvador se prepara para receber novamente um dos eventos mais marcantes do calendário literário e cultural do Brasil.

Acompanhe pelo Instagram da Bienal as próximas novidades: @bienaldolivrobahia

Fotos: Ives Renan