Durante os dias 03 e 15 de outubro, o Festival da Língua Portuguesa vai ocupar espaços culturais importantes em Salvador, como o Palacete Tira-Chapéu, o Cineteatro 2 de Julho, a Varanda do Sesi, o Boteco Português e o Gabinete Português de Leitura
Salvador será palco de atrações nacionais e internacionais consagradas entre os países de Portugal, Angola e Brasil, com a chegada da 2ª edição do Festival “Viva a Língua – Festival da Língua Portuguesa”, que acontecerá nos dias 03, 09, 11 e 15 de outubro, em espaços culturais simbólicos da capital baiana, como Palacete Tira-Chapéu, o Cineteatro 2 de Julho, a Varanda do Sesi, o Boteco Português e o Gabinete Português de Leitura.
Nomes como o chefe angolano, Helt Araújo – reconhecido por resgatar e reinventar a gastronomia angolana com pesquisa de produtos nativos através da Fundação Ovina Yetu; o guitarrista, compositor e diretor musical português, Pedro Jóia – que já se apresentou com artistas brasileiros como Ney Matogrosso – a cantora e compositora Sued Nunes, recentemente nomeada para os Grammy Latino, e o fotojornalista português, Nuno André Ferreira, premiado pelo Word Press Photo, um dos maiores prêmios de fotografia do mundo.
Todos eles estarão no festival, que celebra a língua falada, escrita e vivida pelas pessoas dos países que têm o português como língua materna.
De acordo com Ricardo Duarte, idealizador do projeto, o “Viva a Língua” veio para ficar e mostrar o quanto é importante a cidade ter um evento que promova uma troca genuína entre as pessoas através da arte. “É fantástico poder concretizar mais este capítulo do Viva a Língua. Salvador é a cidade perfeita para ser o ponto de encontro destas experiências únicas, desta partilha”, destaca.
Uma noite portuguesa – Entre as atividades a serem realizadas, está o show internacional e inédito do músico português, Pedro Jóia. Com entrada gratuita e sujeito a lotação, ele se apresenta no dia 03 de outubro, às 18h, na Varanda do Teatro Sesi, no Rio Vermelho.O primeiro dia de programação abrirá com uma homenagem ao músico português, Carlos Paredes, que completaria 100 anos de nascimento.
Para o cônsul-geral de Portugal na Bahia, Ricardo Cortes, que está à frente do Consulado Geral de Portugal em Salvador e patrocina o primeiro dia do festival, ter uma noite portuguesa e Pedro Jóia como atração é uma honra. “É um enorme prazer trazer a cultura portuguesa para a histórica cidade de Salvador”, diz Cortes.
Logo após o espetáculo, o público poderá participar de uma experiência gastronômica única e inédita com bate-papo em um jantar para 60 pessoas, no restaurante Boteco Português, também situado no bairro do Rio Vermelho, com a participação do chef português e proprietário do espaço, Gonçalo Ramirez. “O Boteco Português, como embaixador da cultura e gastronomia lusitana em Salvador, vê nesta parceria uma oportunidade única de celebrar, lado a lado, a música, a tradição e o sabor que unem Portugal e Brasil”, enfatiza Ramirez.
Noite inesquecível no Tira-Chapéu – Um jantar a seis mãos e com ingressos limitados. O “Viva Língua” vai trazer um encontro original e memorável, reunindo três chefs conceituados, o angolano Helt Araújo, a brasileira Angeluci Figueiredo e o chef português Gonçalo Ramirez, no dia 09 de outubro, das 19h às 23h, no Palacete Tira-Chapéu, Centro Histórico de Salvador.
Juntos, eles irão traçar um mapa da língua, perfeitamente desenhado em um menu especial que destaca as diferenças e semelhanças entre os países. Logo após, acontecerá uma apresentação musical com a cantora e compositora baiana, Sued Nunes, que relaciona a música à ancestralidade e vai apresentar um repertório de canções próprias e outras autorias, no Salão do Piano, no Palacete.
Imagem, tradição e arte – Seguindo para o terceiro encontro do Viva a Língua, será apresentada a mostra fotográfica “São João – Cá e Lá”, no dia 11 de outubro, das 14h às 16h, no Gabinete Português de Leitura, na Praça da Piedade, com entrada gratuita.
A mostra vai reunir 40 imagens de uma das maiores festas populares, o São João, que acontece tanto no Brasil quanto em Portugal. Através de um intercâmbio fotográfico, os fotojornalistas Lenon Reis (Brasil) e Nuno André Ferreira (Portugal) realizaram um registro cheio de dizer e tradição, que se tornou a exposição.
História e pertencimento – Para fechar o Festival, será realizado o debate “Conversa com História” no dia 15 de outubro (quarta-feira), no Cineteatro 2 de Julho, no Irdeb (Federação), das 15h às 17h, com uma roda de conversa que será mediada pelo historiador baiano Rafael Dantas e o jornalista português Ricardo Duarte.
Aberto ao público, o evento terá a presença do historiador baiano André Haussa, o Adido Cultural da Embaixada de Angola no Brasil e diretor da Casa de Angola, Luandino Carvalho, e da professora da Unilab, da Guiné-Bissau, Artemisia Monteiro.
O “Viva a Língua – Festival da Língua Portuguesa” é um projeto via programa de isenção fiscal Viva Cultura da Prefeitura de Salvador, Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo (Secult) e a Fundação Gregório de Mattos (FGM), com apoio da Embaixada de Portugal em Brasília, o Consulado Geral de Portugal em Salvador, o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, o Gabinete Português de Leitura, o Palacete Tira-Chapéu, TVE, a Rede AMO, a Sintonize, Ser Tão Filmes e Inova Mídia.
Programação:
03.10 – Sexta
Varanda do Teatro Sesi, no Rio Vermelho
18h – Show musical de Pedro Jóia – (aberto ao público)
21h – Experiência gastronômica no Restaurante Boteco Português (ingressos limitados)
09.10 – Quinta
Palacete Tira-Chapéu (Centro Histórico de Salvador)
19h às 23h – Experiência gastronômica – Mapa da Língua nos três continentes (ingressos limitados)
Show musical de Sued Nunes
11.10 – Sábado
Gabinete Português de Leitura (Praça da Piedade)
14h às 16h – Mostra fotográfica completa “São João – Cá e Lá” – (aberto ao público)
15.10 – Quarta
Cineteatro 2 de Julho, Irdeb (Federação)
15h às 17h – “Conversa com História” (aberto ao público)
Historiadores de Brasil, Angola e Guiné-Bissau debatem a importância do conhecimento da História dos países que partilham a língua.
Serviço:
Segundo momento do “Viva a Língua” – Festival da Língua Portuguesa, 2ª Edição
Quando: 03, 09, 11 e 15 de outubro
Onde: dia 03 (Teatro Varanda do Sesi Rio Vermelho), dia 09 (Palacete Tira-Chapéu – Centro Histórico), dia 11 (Gabinete Português de Leitura – Piedade) e dia 15 (Cineteatro 2 de Julho – Federação).
Quanto: ingressos gratuitos para todas as sessões, exceto para o evento do Restaurante Boteco Português e o evento no Palacete Tira-Chapéu (ingressos limitados). Para mais informações sobre os ingressos: @festivalvivaalingua
Foto: Divulgação