Para reforçar o compromisso com a cultura amazônica, a Natura, pelo segundo ano consecutivo, anuncia parcerias para as celebrações do Círio de Nazaré 2025. A marca será patrocinadora oficial da Varanda de Nazaré, espaço idealizado pela cantora Fafá de Belém, do Arrastão do Pavulagem, cortejo que une dança, teatro e música, além do apoio a Casa de Plácido, por meio de ações de bem estar para acolhimento dos peregrinos.
Reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade, o Círio de Nazaré é uma das maiores expressões culturais e de fé do mundo, mobilizando mais de 2,5 milhões de pessoas pelas ruas de Belém na celebração à Nossa Senhora de Nazaré. Com mais de 230 edições em sua história, o Círio se destaca como um fenômeno de devoção. A edição de 2025 ocorre no final de semana dos dias 11 e 12 de outubro, com celebrações durante toda a semana.
Em parceria com a Varanda de Nazaré, a Natura marca presença em momentos emblemáticos da celebração, como a Trasladação e a Romaria Fluvial. Desenvolvida para ser uma das maiores vitrines do Círio de Nazaré para o Brasil e o mundo, a Varanda oferece uma programação completa e exclusiva para convidados.
“A parceria com a Natura é um reconhecimento valioso ao trabalho que realizamos há tantos anos e dá a devida importância às pessoas e à cultura do Pará, em um momento tão importante e cheio de simbolismo como o Círio de Nazaré”, afirma Fafá de Belém.
Além disso, a Natura também apoia o Arrastão do Pavulagem, um dos cortejos culturais mais marcantes do calendário do Círio, que mobiliza milhares de pessoas em celebração à cultura amazônica. Outro destaque é a parceria com a Casa de Plácido, espaço de acolhimento social ligado à Basílica Santuário, que recebe peregrinos durante o período da festividade, reforçando o compromisso da marca com a solidariedade e o cuidado coletivo.
As ativações de Natura Ekos estarão disponíveis durante a Trasladação, procissão noturna que antecede o Círio, e também no domingo pela manhã, dia do evento principal. A Natura ainda se junta à celebração na Romaria Fluvial, quando Fafá recebe convidados no barco da Varanda e no Arrastão do Pavulagem, cortejo que une dança, teatro e música no sábado anterior ao Círio.
“A Natura há mais de vinte anos valoriza a potência da Amazônia, tanto em relação à sabedoria ancestral, aos bioativos da floresta e claro, à riqueza cultural. Para nós estar pelo segundo ano consecutivo no Círio de Nazaré, essa manifestação cultural tão genuína e popular é um privilégio e uma grande responsabilidade, que sem dúvida agrega positivamente ao legado da Natura e enriquece a nossa contribuição com a identidade brasileira”, pontua Julia Ceschin, Head de Vivências de Marca Natura.
Este ano marca também a comemoração de 20 anos da plataforma Natura Musical, que já patrocinou mais de 600 projetos musicais no Brasil, sendo mais de 100 na região Norte, por meio do fomento à festivais e artistas locais, como Dona Onete, Manoel Cordeiro e Mestre Pinduca, entre outros nomes consagrados. E, recentemente, firmou patrocínio à Casa Apoena, espaço cultural referência em Belém, além do patrocínio à 58ª edição do Festival de Parintins, onde levou ativações imersivas, e embalagens especiais de Ekos Castanha nas cores dos bois.
Compromisso com o bem estar
Demonstrando um cuidado genuíno com o bem estar do público do Círio, a Natura oferecerá um momento de alívio e conforto: massagem e lavagem dos pés na Casa de Plácido, um espaço de acolhimento na Praça de Nazaré. A ação resgata a simbologia da celebração.
Conforme destaca Agenor Leão, vice-presidente de negócios da Natura, “Nossa presença no Círio de Nazaré reforça o compromisso da marca com a cultura amazônica, em um ano crucial para a região pela realização da COP 30. As iniciativas se alinham à meta da Natura de se tornar uma empresa 100% regenerativa até 2050, gerando impacto positivo nas dimensões ambiental, social, econômica e também cultural”, pontua.
Sobre os momentos da parceria:
Romaria Fluvial – Fafá de Belém e Natura recebem convidados no barco da Varanda para acompanhar o Círio Fluvial.
Data: 11 de outubro, sábado, das 06h às 12h
Arrastão Pavulagem – Cortejo e show conduzidos pelo Arraial da Pavulagem que une dança, teatro e música no dia anterior ao Círio.
Data: 11 de outubro, sábado, das 09h às 14h30
Varanda (Transladação) – Na noite que antecede ao Círio, as ruas de Belém são tomadas pelos peregrinos que participam da procissão noturna.
Data: 12 de outubro, sábado
Varanda (Círio) – No domingo pela manhã, chegamos ao ápice do Círio. Convidados voltam para a Varanda, durante a procissão principal que reúne cerca de 2,5 milhões de pessoas nas ruas.
Data: 13 de outubro, domingo
Casa de Plácido – É um espaço de acolhimento para peregrinos, localizado na Praça de Nazaré em Belém, ao lado da Basílica de Nazaré.
Foto: Divulgação / Natura