Música

Filhos do Brasil lançam “Lado B” do primeiro disco da banda sob nova formação

Segunda parte do disco tem faixa com participação de Filhos de Jorge

Quatro novas faixas autorais da banda Filhos do Brasil (FDB) já estão disponíveis nas plataformas digitais (https://onerpm.link/Alumiar-LadoB). As canções integram a segunda parte do álbum “Alumiar”, o primeiro trabalho da banda com a nova formação, que reúne jovens talentos da Bahia, com a música baiana pulsando em seu DNA, afinal, são filhos de grandes ícones da Axé Music. O lançamento também conta com um audiovisual em formato intimista, gravado em estúdio, disponível no canal do grupo FDB no YouTube.

O “Lado B”, alusão ao clássico formato dos discos de vinil, completa a narrativa de “Alumiar” trazendo uma nova página à história da banda formada por João Lucas (filho de Saulo), Migga (filho de Carlinhos Brown), Pierrinho (filho de Pierre Onassis) e Raysson Lima (filho de Tonho Matéria). 

A música “Baila”, reunião de Raysson, Jhaca, Gabriel Nascimento e Mateus Almeida, é o ponto de virada entre os lados do disco, sendo um verdadeiro convite envolvente à dança. Já “Ficar pra Ficar” e “Playlist do Coração” — essa com a participação da banda Filhos de Jorge, unindo e fortalecendo a nova geração da música baiana —, trazem o romance e a riqueza rítmica da banda, sendo a primeira assinada por Breno Casagrande, Victor Casagrande, Raysson Lima, Rafa Lemos e Pierrinho Onassis e a segunda novamente por Breno, Raysson e Victor, mas contando também com Arthur Ramos.

Na faixa “Baguncinha”, Pierrinho e Raysson voltam a unir Breno, Rafa, Pierrot Jr. e Victor, numa letra bem-humorada, onde a música narra a procura por uma paixão que se tornou inesquecível. Também está presente no álbum, a música “Samba de Panela”, lançada em setembro, em parceria com Xanddy Harmonia, que tem sido um sucesso desde então.

A produção musical contou com o reforço do renomado músico Jordi Amorim. Já direção e produção executiva é de Boka Alves e Priscila Soares, respectivamente. A gravação aconteceu nos estúdios Ori (WR), em Salvador. 

O disco é um reflexo do amadurecimento artístico e da expansão criativa da banda, que nasceu como Filhos da Bahia e assumiu o nome FDB – Filhos do Brasil, sem deixar de carregar a essência e a força da sua origem.

“Alumiar”

O Lado A do álbum apresenta quatro faixas — “Alumiar”, “Meu Eu”, “Yá Odara” e “Jururu” —, que traduzem o espírito livre, emocional e diverso do grupo. Com influências que vão do samba-reggae ao forró e da MPB ao pop, o disco revela a brasilidade que pulsa na banda, sem perder o vínculo com as raízes baianas.

“Meu sentimento é de realização. É o meu primeiro álbum como artista sendo lançado ao mundo. Esse trabalho é sobre emocionar — dançando, amando ou sentindo saudade. É uma mistura de musicalidade, de brasilidade e de coração”, conta Pierrinho. Para Raysson, o título do álbum carrega uma simbologia espiritual. “Alumiar pra mim é uma luz divina, a luz de Oxalá. É esperança, força, um caminho iluminado mesmo no fundo do poço”, define. 

Já João destaca a força e o sentimento de recomeço que o projeto representa: “É um álbum 100% autoral, cheio de esperança e felicidade. Misturamos forró, pagode, samba-reggae, MPB… tudo com a força da música da Bahia e a nossa identidade. ‘Alumiar’ é luz, é recomeço”. A canção que dá nome ao álbum, é composta por Migga, Raysson Lima, Pierrinho Onassis, Arthur Ramos e Tainã Troccoli e traz uma mensagem de fé e resistência, evocando a proteção dos orixás e a força espiritual que guia o caminho dos artistas. 

“Meu Eu”, assinada por Raysson Lima, Pierrinho Onassis, Rafa Lemos, Breno Casagrande e Victor Casagrande, fala sobre o amor e a conexão entre duas almas: “Nada em mim é ímpar, meu eu é tão nós”. Já “Yá Odara”, de Migga, Rafa Chagas, Pierrot Jr., Tainã Troccoli e Jhaca, traduz o clima de verão e liberdade com versos que celebram o amor e a alegria de viver. Fechando o Lado A, “Jururu”, composta por Saulo Fernandes e Felippe Lau, já lançada anteriormente, traz a aconchegante sonoridade do forró.

Com Alumiar, os Filhos do Brasil reafirmam seu compromisso de honrar o passado e construir o futuro da música baiana, abrindo espaço para novas experiências e sonoridades. Após parcerias marcantes, como em “Samba de Panela” com Xanddy Harmonia, o grupo dá um passo decisivo em direção à consolidação da sua identidade artística. “A gente sonha alto. Sonha em levar esse álbum para o Brasil e para o mundo, misturar línguas, ritmos e culturas. Que Alumiar possa tocar o máximo de corações e ouvidos possíveis”, afirma Migga.

Foto: @davidcampbell