Iniciativa joga luz às mulheres que movem o ecossistema de beleza da empresa, de revendedoras a franqueadas, e reforça o seu DNA empreendedor, cujo time de colaboradores e rede de parceiros são majoritariamente feminina
Em celebração ao mês do empreendedorismo feminino, o Grupo Boticário lança a campanha “Empreendedoras em Destaque”, iniciativa para homenagear e dar visibilidade à potência feminina que impulsiona o ecossistema de beleza da companhia e o cenário empreendedor brasileiro. A ação, iniciada no Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino (19 de novembro), reforça um pilar que faz parte da história do Grupo há 48 anos: o fomento à autonomia e à liderança de mulheres no mundo dos negócios.
Realizada pela agência GUT, a campanha dá vida a esse reconhecimento de duas formas complementares. Primeiro, levando às ruas de São Paulo os rostos de revendedoras e franqueadas das marcas O Boticário, Quem Disse, Berenice? e TRUSS, além das participantes dos programas de capacitação promovidos pela empresa – Empreendedoras da Beleza, Programa de Aceleração de Startups e Programa de Aceleração de Negócios Diversos – em mais de 35 outdoors que destacam e celebram as pessoas que constroem o negócio no dia a dia.
Simultaneamente, o movimento ganha força nas redes sociais, onde a narrativa é amplificada. Os perfis do Grupo Boticário trazem depoimentos em vídeo das participantes, como o das revendedoras Amanda Farias, de Barreiras (BA) e Julieth Alves dos Santos, de Juiz de Fora (MG), que compartilham quem são suas mulheres inspiradoras. Além desse conteúdo, a ação convida as empreendedoras a assumirem o protagonismo por meio da ferramenta “Sua Vez” do Instagram e de um filtro exclusivo, onde podem compartilhar suas próprias rotinas, histórias e inspirações, construindo uma rede de incentivo e protagonismo feminino no ambiente digital. Assista aqui.
DNA Empreendedor: mais de 45 anos no Franchising
A conexão do Grupo Boticário com o empreendedorismo, especialmente o feminino, não é recente e faz parte de sua cultura. Com uma trajetória de mais de 45 anos no setor de franchising, o DNA empreendedor do Grupo também foi moldado desde o início por mulheres. A primeira loja franqueada da história da companhia, inaugurada em 1979, foi liderada por uma mulher, estabelecendo um legado que se expandiu por todo o país com as marcas O Boticário e Quem Disse, Berenice?, além dos espaços para as revendedoras.
Hoje, essa essência empreendedora se reflete em números expressivos em todo o ecossistema do Grupo. Enquanto as mulheres representam 43,5% das pessoas que empreendem no Brasil, segundo o Global Entrepreneurship Monitor (GEM), no universo do Grupo Boticário essa presença é ainda mais expressiva:
- 63% da rede de franquias do Grupo é liderada por mulheres;
- Na marca TRUSS, 80% das franquias e cerca de 70% dos 45 mil salões parceiros no Brasil têm liderança feminina;
- Desde 2021, das 49 startups aceleradas pelo Programa de Aceleração de Startups do Grupo Boticário, 55% possuem mulheres como fundadoras ou sócias;
- A base de revendedoras da companhia é composta por uma maioria absoluta de 86% de mulheres.
Programas de apoio e fomento à inovação
O compromisso do Grupo Boticário com o desenvolvimento e apoio às empreendedoras é estruturado por meio de diversas iniciativas contínuas. O programa Empreendedoras da Beleza, do Instituto Grupo Boticário, já capacitou mais de 100 mil mulheres em situação de vulnerabilidade social, oferecendo cursos profissionalizantes no setor da beleza e, agora, a oportunidade de aceleração de seus negócios próprios por meio de um hub exclusivo.
Além disso, a companhia atua como um catalisador de inovação por meio de suas iniciativas de Corporate Venture – GB Ventures. Das 49 startups aceleradas desde 2021 pelo Programa de Aceleração de Startups, 55% têm mulheres fundadoras ou contam ao menos com uma sócia na liderança. E, nos próximos quatro anos, a empresa deve investir R$100 milhões em beauty techs, biotechs, retail techs, fintechs e marcas em rodadas iniciais.
Para ampliar ainda mais seu impacto social, o Grupo criou o Programa de Aceleração de Negócios Diversos com objetivo de acelerar o nível de maturidade de empresas de pessoas diversas. Para participar da capacitação é necessário que 51% ou mais do negócio seja de propriedade de mulheres, pessoas negras, pessoas LGBTQIA+ e pessoas com deficiência. Em sua primeira edição, a iniciativa selecionou 23 empresas dentre 282 inscritas.
Por meio de seu ecossistema de beleza, o Grupo Boticário alcança e transforma a vida de centenas de milhares de pessoas, comprovando que o empreendedorismo feminino é muito mais que um pilar estratégico: é uma força vital capaz de gerar profunda transformação social e econômica. Esse impacto se estende aos seus mais de 21 mil colaboradores diretos, dos quais 62% são mulheres – uma representatividade que se mantém nos cargos de gestão, com 57% das posições de liderança ocupadas por elas –, além dos 4,3 mil fornecedores ativos, franqueados, revendedores e suas respectivas famílias. A campanha “Empreendedoras em Destaque” é a materialização dessa visão, um testemunho de que fomentar o empreendedorismo feminino é, de fato, o caminho para edificar vidas e moldar o futuro da sociedade.
Foto: Divulgação











