Atividade gratuita integra a programação preparatória da exposição inédita da artista, prevista para 2026
A CAIXA Cultural Salvador realiza, de 18 a 21 de dezembro, a oficina “Retomadas Visuais: a arte indígena e o reencantamento das cidades”, ministrada pela artista visual e ativista indígena Yacunã Tuxá. A atividade integra a agenda preparatória da exposição individual da artista, programada para fevereiro de 2026 na CAIXA Cultural Salvador. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio de formulário online no site da CAIXA Cultural. As vagas são limitadas.
A oficina será realizada de forma contínua ao longo de quatro dias, sempre das 13h às 17h. A atividade é voltada a artistas visuais, educadores, agentes culturais, estudantes e demais interessados em arte urbana e culturas indígenas, sendo aberta ao público geral.
A oficina propõe uma imersão prática e reflexiva sobre a presença e a potência da arte indígena nas grandes cidades brasileiras. A partir de referências como muralismo, grafite e outras intervenções urbanas, Yacunã estimula os participantes a refletir sobre o espaço urbano como território simbólico, considerando debates contemporâneos sobre clima, preservação de territórios, visibilidade indígena e justiça socioambiental, temas em evidência no contexto da COP 30.
Durante o encontro, os participantes dialogam sobre narrativas invisibilizadas, modos de reencantar a cidade e novas formas de ocupar o espaço público por meio da arte. Ao final, o grupo desenvolverá coletivamente um pequeno mural, cujo desenho será fruto das reflexões propostas.
Serviço:
[ARTES VISUAIS] – Oficina “Retomadas Visuais: a arte indígena e o reencantamento das cidades”, com Yacunã TuxáLocal: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57, Centro
Período: 18 a 21 de dezembro de 2025 (quinta a domingo)
Horário: 13h às 17h
Gratuito – Vagas limitadas
Inscrições: no Site CAIXA Cultural
Classificação etária: 14 anos
Informações: Instagram: @caixaculturalsalvador | (71) 3421-4200
Foto: Yacunã Tuxá











