Evento teve realização do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
A noite da última segunda-feira (22/12) vai ficar marcada na história do teatro baiano, com o show que o cantor e compositor Gilberto Gil realizou no Teatro Gamboa, um dos centros culturais mais importantes de Salvador. O evento fez parte da campanha “Fica Gamboa”, que pode ajudar na manutenção do equipamento cultural, cujo imóvel que o sedia foi posto à venda, com prioridade de compra para a associação que cuida do espaço, formada por artistas e profissionais técnicos da arte.
A noite teve show de abertura dos netos de Gil, Flor e Bento. Na sequência, o cantor e compositor assumiu o palco apresentando ao público, formado por convidados, um repertório com clássicos autorais da carreira, como “Drão”, “Tempo Rei”, “Estrela” e “Toda Menina Baiana”. “Um samba antigo de Ary Barroso”, destacou, ao cantar “É Luxo Só”. Em “Ladeira da Preguiça”, lembrou que ela fica próxima ao Gamboa, no Centro da cidade.
Na plateia, cerca de 60 pessoas marcaram presença, nomes de destaque da arte baiana e brasileira. Wagner Moura, Alice Braga, Edvana Carvalho, Maíra Azevedo (Tia Má), Fabrício Boliveira, Beto Barreto (Baiana System), Fernando Guerreiro e Márcio Meirelles foram alguns dos convidados. Ao ver Tuzé de Abreu na plateia, Gil falou sobre momentos em que já esteve no Gamboa, um deles para assistir ao show do colega.
“51 anos, muitos serviços prestados à vida cultural baiana. O Teatro Gamboa agradece por essa mobilização que estamos todos fazendo no sentido de que seja possível a sua manutenção. Obrigado a vocês por terem vindo”, comentou o músico no início da apresentação, que teve realização do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e transmissão pela TVE Bahia (TV aberta e no canal da emissora no YouTube) e na TV Brasil — assista em https://www.youtube.com/live/UYEUxBIRaRY?si=1735JlREhf4ydle6.
O público geral pode doar qualquer valor para a campanha, através da chave pix 71 98631-3925. O objetivo da campanha é arrecadar R$500 mil para a compra do imóvel e para realizar reformas. O Gamboa oferece pauta gratuita para artistas, apoio técnico, assessoria de imprensa, criação gráfica e o total da bilheteria revertida para as produções, iniciativa possível pois desde 2009 recebe o apoio da Secretaria de Cultura do Estado, através do Edital de Apoio a Ações Continuadas de Instituições Culturais, suporte fundamental para a permanência das atividades do teatro a partir do investimento em sua manutenção, estrutura física e equipe técnica.
Desde o início das suas atividades, o teatro é reconhecido por ser um espaço democrático que investe tanto em artistas renomados quanto em novos nomes da cena cultural do estado. Foi o primeiro palco de cantoras que, mais tarde, se tornaram nacionalmente conhecidas, como Zizi Possi e Luedji Luna.
Foto: Arivaldo Publio











