Gastronomia

Fumeiro de Maragojipe é protagonista em prato que celebra a tradição nordestina no Varanda Baiana

Sob comando do chef Thiago Alves, restaurante valoriza ingredientes tradicionais do Recôncavo Baiano com o fumeiro acompanhado de farofa d’água

O restaurante Varanda Baiana, localizado na Ribeira, em Salvador, reafirma seu compromisso com a gastronomia de raiz através de uma das suas opções mais emblemáticas: o Fumeiro com farofa d’água. Sob o comando do Chef Thiago Alves, a casa busca valorizar ingredientes e técnicas que compõem a identidade cultural nordestina, mas que muitas vezes são esquecidos nos cardápios contemporâneos.

O segredo do sabor está na origem. O prato utiliza o legítimo fumeiro de Maragojipe, reconhecido pela qualidade e defumação característica, que confere uma profundidade de sabor única à receita. Para acompanhar, o chef aposta na farofa d’água, um preparo clássico da culinária regional que traz o equilíbrio necessário para a potência da carne defumada.

“O prato é uma entradinha, que faz o resgate da cozinha regional, algo que a galera muitas vezes não dá o valor devido, mas que é fundamental na nossa cultura nordestina”, destaca Thiago Alves.

Para uma experiência completa na orla da Ribeira, a entrada harmoniza perfeitamente com uma cerveja gelada, drinks refrescantes ou uma boa cachaça. Acompanhado de uma pimentinha da casa o Fumeiro com farofa d’água é servido como uma entrada generosa para compartilhar.

Serviço

  • Valor: R$ 79,90.
  • Sugestão: Serve bem duas pessoas.
  • Local: Varanda Baiana — Ribeira, Salvador.

Foto: Guiga Mota