Música

Carnaval: Margareth Menezes volta a comandar Os Mascarados no Circuito Barra/Ondina 

O bloco convoca os foliões a vestirem suas fantasias para desfilar na quinta-feira (12/02)

No Carnaval 2026, Margareth Menezes retoma o comando do bloco Os Mascarados, após dois anos desfilando como artista homenageada. À frente do trio, a artista preserva o estilo diferenciado que consolidou a identidade do bloco, combinando sucessos de sua carreira e de outros artistas com clássicos antigos do carnaval. Movido pelo propósito de promover a diversidade, Os Mascarados convida os foliões vestirem a fantasia para desfilar na tradicional quinta-feira (12/02), no Circuito Dodô (Barra-Ondina).

“O bloco Os Mascarados resgatou a alegoria no Carnaval. São 27 anos de história, para o ano que vem completo 40 anos de carreira, e o Carnaval faz parte de tudo isso.  É um dos espaços que aprendi a exercitar minha profissão. Sou uma artista que venho do palco, sei fazer o Carnaval e tenho a minha colaboração em toda essa arquitetura que hoje se vê na avenida”, afirma Margareth Menezes.

Nos dois últimos anos, a cantora participou do bloco como artista homenageada. Em 2026, ela retorna plena para comandar o bloco com um repertório completo para sacudir os foliões da Barra até Ondina. “Trago os sucessos que ancoram a minha carreira e, como sempre gosto de experimentar, vou cantar músicas de outros artistas, inclusive da nova geração, e as músicas que ficaram emblemática nos Mascarados. Carnaval é para gente brincar, o repertório é consequência”, conta a cantora, acrescentando que vai homenagear o samba, tema do Carnaval de Salvador.   

Ao comemorar 27 anos, o bloco Os Mascarados convida os foliões a ocupar um dos espaços mais plurais do Carnaval baiano. Desde o primeiro desfile, em 1999, o bloco conquistou milhares de participantes com uma proposta inovadora: resgatar o uso da fantasia e valorizar as músicas clássicas do Carnaval.

Dirigido por três mulheres — Paula Resende, Selma Calabrich e Jaqueline Azevedo —, Os Mascarados conta, desde a sua fundação, com a presença de Margareth Menezes, uma das idealizadoras do projeto. Em um universo historicamente marcado pela predominância masculina, a atuação dessas mulheres se destaca pela força, determinação e pelo reconhecimento conquistado ao longo dos anos na condução de um dos maiores blocos do país.

O bloco Os Mascarados conta com o patrocínio da Bahiagás e do Governo da Bahia. A realização é da Pau Viola Cultura e Entretenimento e da Foco Educação, Cultura e Entretenimento.

ASSISTA:

Foto: Marcos Costa / Curtindo Salvador