Notícias

Ator Silvério Pereira e a atriz Maria Marighella serão coroados reis do bloco Os Mascarados no Carnaval 2026

Para a alegria dos foliões, Margareth Menezes volta a comandar o bloco, dia 12/02, no Circuito Dodô 

O ator cearense Silvério Pereira e a atriz e presidenta da Funarte, Maria Marighella, serão coroados reis do Bloco Os Mascarados no Carnaval 2026. Outra novidade deste ano é o retorno da cantora Margareth Menezes no comando do bloco no circuito Barra-Ondina. Os dois receberão a faixa e a coroa no trio elétrico, em frente ao Farol da Barra, antes do início do desfile na próxima quinta-feira (12/02), às 20h, no Circuito Dodô.

Os artistas não esconderam a felicidade ao receber o convite das diretoras do bloco Paula Resende, Jaqueline Azevedo e Selma Calabrich.  Ao serem coroados, Silvério e Maria entram para a galeria da realeza do bloco mais democrático de Salvador. Ao lado da cantora Margareth Menezes, os reis comandarão milhares de foliões fantasiados no desfile que celebra os 27 anos da história do bloco.

Desde sua criação, em 1999, os Mascarados mantêm o conceito de promover um desfile pipoca, reunindo foliões fantasiados, sem cordas, em um espaço marcado pela alegria e pela segurança. Ao longo de sua trajetória, a coroa do bloco já passou por nomes conhecidos do meio artístico e cultural, entre eles, Mãeana, Bem Gil, Nanda Costa, Lanh Lanh, Fátima Mendonça, Chico Diáz, Flora Gil, Preta Gil, Astrid Fontenelle, Luís Miranda, José Simão, Luana Piovani, Marisa Orth, Fernando Guerreiro, Rita Batista, Licia Fabio, Zebrinha, Maurício Magalhães, Adriane Galisteu, Fabio Lago, Isabel Filardis e Paulo Borges.

Os Reis

Um dos nomes mais relevantes de sua geração no cinema, teatro e na televisão, o ator e diretor teatral Silvério Pereira acumula importantes reconhecimentos ao longo da carreira. Atuou em diversas novelas e séries, ganhou destaque com o personagem Lunga do filme “Bacurau”, dirigido por Kleber Mendonça e Juliano Dorneles e premiado no Festival de Cannes. São vários prêmios importantes como o Grande Otelo, o Prêmio Guarani, Prêmio Extra, Dança dos Famosos, no Domingão do Huck, na Globo. A projeção nacional veio em 2017, com a novela A Força do Querer, na qual viveu o personagem Nonato, que lhe garantiu o Prêmio Extra e indicação ao Melhores do Ano, ambos na categoria ator revelação. Seus últimos trabalhos foram as novelas “Pantanal” e “Garota do Momento”, na TV Globo, as séries “Nada Suspeitos”, da Netflix, e “Desejos S/A”, da Star+, além do longa-metragem “Maníaco do Parque”, da Amazon.

Venceu a última edição do Dança dos Famosos, quadro do Domingão com Huck, da TV Globo. Nos últimos anos, Silvério vem sendo amplamente aclamado pela crítica por atuações marcantes em séries e filmes, além de sua atuação constante na defesa da diversidade na indústria do entretenimento. Formado em Artes Cênicas pelo Instituto Federal do Ceará, Silvério iniciou sua trajetória no teatro amador, destacando-se como autor. 

Maria Marighella, atual presidenta da Fundação Nacional de Artes – Funarte, é atriz, mãe, feminista, gestora e ativista da cultura. Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), ela se especializou em Mímica Corporal Dramática. Não muito longe dos palcos, Maria foi coordenadora de Teatro da Fundação Cultural do Estado da Bahia – Funceb (2011-2015) e da Funarte (2015-2016) integrando o início do processo de construção da Política Nacional das Artes. Em 2020, Maria fundou a ManifestA ColetivA, movimentação cidadã de ocupação da política institucional, sendo eleita vereadora da cidade de Salvador/BA pelo Partido dos Trabalhadores. A partir de 2023, licencia-se do mandato para assumir a presidência da Funarte, tornando-se a primeira mulher nordestina a ocupar este lugar. Neta de Carlos Marighella, traz em seu nome um símbolo da luta pela democracia no Brasil.

O bloco Os Mascarados conta com o patrocínio da Bahiagás e do Governo da Bahia. A realização é da Pau Viola Cultura e Entretenimento e da Foco Educação, Cultura e Entretenimento.

Fotos: Maria Marighella (Marcella Saraceni) / Silvério Pereira (Divulgação )