Em nova onda de inovação, iFood faz investimentos em outras três companhias para acelerar a integração de informações entreo mundo online e o salão dos estabelecimentos
O iFood anuncia a entrada em novos produtos e serviços efortalece seu hub de soluções tecnológicas para restaurantes,indo além do delivery. A empresa, que é brasileira, investiu emoutras três companhias igualmente nacionais para apoiar a digitalização dos estabelecimentos e ajudar na resolução de uma grande dor, tanto de quem opera exclusivamente no mundoonline quanto no espaço físico: a desconexão entre informaçõesimportantes do dia a dia dos restaurantes. Com a iniciativa, queé uma resposta a problemas trazidos pelos próprios donos dos estabelecimentos, o iFood passa a aportar tecnologia em softwares de ponto de venda (PDVs), que ajudam a integrardados, otimizar o fluxo operacional e promover uma gestão mais eficiente e conectada.
O iFood investiu na OPDV, 3S checkout e Saipos, reconhecidaspor suas soluções robustas de gestão e ponto de venda. As três companhias são complementares porque oferecem tecnologiasvoltadas a diferentes perfis de restaurante — desde pequenosnegócios até operações de médio e de grande porte — ecompartilham o propósito de facilitar o dia a dia do setor. As três têmprodutos estruturados, com cultura e mentalidade empreendedora, assim como o iFood.
“Estamos animados em construir o futuro junto a essasempresas, que já vêm ajudando a operação dos restaurantes.Temos certeza que o ecossistema iFood tem muito a crescercom esses investimentos e, ao mesmo tempo, acreditamos que poderemos contribuir com conhecimento técnico, incluindo nossa expertise em inteligência artificial com mais de 170modelos próprios, e ajudar a acelerar o desenvolvimento dessassoluções para que sejam cada vez mais completas. O resultadodisso será um serviço ainda melhor para os estabelecimentosparceiros”, afirma Thiago Silva, diretor de inovação do iFood.
Os sistemas de PDVs ajudam o restaurante a centralizar agestão de vendas e pagamentos e oferecem relatóriosdetalhados. Os donos de restaurantes poderão ver, em temporeal, quanto cada canal movimenta (diferentes apps de delivery, WhatsApp, salão), a que horas e quais produtos têm maior saída.Com isso, eles ganham ferramentas para criar estratégias deretenção e aumentar o ticket médio. Os PDVs também conectam estoque e tem integração com sistemas de pagamento.
“Quando olhamos a operação no salão dos restaurantes, existeuma dificuldade grande de ter uma visualização única de tudo oque acontece no mundo online e offline. O que a gente quer épossibilitar uma visão 360 aos estabelecimentos, para que aumentem eficiência ao ter o máximo de informações em um único software. Isso vai potencializar a operação com maisdados, inteligência e crescimento”, afirma Leandro Viana,diretor da frente de serviços para o salão no iFood. “Evoluir naautomação traz ganhos de produtividade e redução de custo, liberando tempo e recursos para serem investidos onde importa que é o crescimento do restaurante”, explica Viana.
A jornada do iFood para desenvolver soluções para além do app começou em 2022, com o investimento no Anota Ai, umchatbot para WhatsApp. Em 2024, a empresa passou a olhartambém para a operação no salão e lançou a “Maquinona”, uma máquina de cartão que oferece cashback em compras no ambiente offline. Pouco depois, vieram os totens de autoatendimento, que facilitaram os pedidos e aumentaram osresultados dos restaurantes e, agora, a empresa atinge um novo marco para acelerar a agenda de digitalização dos estabelecimentos.
“O iFood tem investido em diversas iniciativas para restaurante,para sermos, cada vez mais, um hub completo de soluções paraos parceiros. Estamos olhando para além do delivery e entrando no espaço físico porque acreditamos no poder da inovação paraconectar dados, simplificar operações e gerar resultados consistentes para os restaurantes, dentro e fora do aplicativo”,conclui Viana.
Em 2022, o iFood investiu no Anota AI, uma ferramenta que usatécnica avançada de inteligência artificial para automatizar o atendimento do restaurante pelo WhatsApp, com digitalizaçãode cardápio, gerenciamento de pedidos, relatório de vendas e pagamento via PIX automatizado. Após investimento do iFood em tecnologia, estrutura e força comercial, a startup quadruplicou o número de pedidos em dois anos. Ao longo doperíodo, o Anota AI continuou a ser o canal direto do restaurante, fortalecendo a relação do estabelecimento com o seu próprio cliente e operando de forma totalmente independente do app iFood, inclusive, com equipe própria.
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