A ilustradora e jornalista Gabriela Cruz é uma das 31 artistas participantes da mostra coletiva “A Bahia e seus Encantos”, que celebra a riqueza cultural, histórica e natural da Bahia. A exposição reúne diversos olhares sobre o estado, sua herança afro-brasileira, tradições populares e paisagens, traduzindo a alma baiana por meio de diferentes técnicas artísticas. A abertura da mostra será no dia 14, no Restaurante Confraria das Ostras.
A obra que Gabriela Cruz expõe nesta coletiva, com curadoria da artista visual Tati Sampaio, traz a imagem em arte digital de uma baiana com seu balaio de flores, uma representação poética que evoca o imaginário da Lavagem do Bonfim, um dos eventos mais emblemáticos da Bahia.
Com obras que exploram o imaginário baiano, a mostra transporta os visitantes do Pelourinho aos terreiros, das festas populares às praias, do Recôncavo às serras, revelando a magia e a beleza do território baiano em cada detalhe. A arte, com sua explosão de cores e elementos do cotidiano, celebra a energia do estado, sua fé e o Axé que permeiam o espírito do povo.
Gabriela Cruz já esteve presente em outras exposições, como a coletiva sobre Iemanjá realizada no restaurante Confraria das Ostras e mostras individuais. A ilustradora estudou na Escola de Belas Artes da UFBA e atualmente coordena o projeto De Tudo Que Eu Vejo, que une arte, jornalismo e curadoria.
SERVIÇO:
Abertura: 14 de maio
Horário: das 19h às 21h
Local: Restaurante Confraria das Ostras – Rua Fonte do Boi, nº 08, Salvador/BA
Após a abertura, a mostra pode ser visitada durante o funcionamento do espaço (seg—sáb: 12h às 00h / dom: 12h às 17h)
Fotos: Divulgação