Notícias

Referências globais da dança moderna, Clyde Morgan e Elísio Pitta, ministram oficinas gratuitas no Goethe-Institut Salvador, em parceria com o CCBB

O público baiano terá a oportunidade de participar de uma experiência formativa especial ao lado de duas referências da dança moderna e da dança negra contemporânea: Clyde Morgan e Elísio Pitta, que ministrarão aulas de técnica Horton (método de preparação corporal) e processos criativos. As oficinas, totalmente gratuitas, acontecem amanhã (26) e também nos dias 3 e 10 de dezembro, sempre às 14h, no Goethe-Institut Salvador.

A proposta reúne dois artistas fundamentais para a história da dança na Bahia e no Brasil, em um encontro dedicado à investigação do movimento, à criatividade e à ancestralidade na cena contemporânea. O bailarino, coreógrafo e professor norte-americano radicado no Brasil desde os anos 1970, Clyde Morgan,é um dos grandes nomes da dança moderna no país. Com passagem marcante pela Escola de Dança da UFBA, o profissional integrou técnicas da dança moderna norte-americana às matrizes afro-brasileiras, influenciando gerações e ajudando a posicionar Salvador como um centro de relevância internacional na dança contemporânea. 

Ao seu lado estará Elísio Pitta, bailarino, coreógrafo e diretor artístico baiano, reconhecido como um dos principais representantes da dança negra contemporânea. Com carreira iniciada, Pitta, fundador do Balé da Mata e da Companhia Dança Negra Contemporânea, desenvolveu obras que combinam ancestralidade, pesquisa corporal e linguagem contemporânea, além de atuar na formação de novos talentos por meio do Encontro Internacional de Dança Negra.

Além das oficinas, o Goethe-Institut Salvador também sediará, até 15 de dezembro, o espetáculo IMPERMANÊNCIA, com interpretação de Elísio Pitta e direção de Clyde Morgan. Na obra, o artista percorre um percurso cênico que entrelaça dança, memória e ancestralidade para refletir sobre o tempo, a vida e as marcas deixadas pelos corpos negros na história da arte. As atividades são uma realização do CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil de Salvador e marcam o início de um importante diálogo Institucional com o Goethe-Institut Salvador-Bahia. O espaço segue fortalecendo a circulação de saberes, a formação artística e o diálogo entre diferentes gerações e linguagens, ampliando o acesso e contribuindo de forma contínua para o dinamismo cultural da capital baiana.

“Para o Goethe-Institut, abrir nossas portas para experiências como essa é reafirmar nossa missão de impulsionar a criação contemporânea e fortalecer o diálogo entre artistas, públicos e territórios. A presença desses mestres  evidencia o quanto a dança tem potência para mobilizar saberes, memórias e futuros. Incentivar essas trocas, conectar gerações e garantir acesso gratuito às práticas artísticas é parte essencial do nosso compromisso com a cena cultural de Salvador e com a valorização das expressões que fazem desta cidade um dos centros mais vibrantes da arte no Brasil”, afirma a diretora do Goethe-Institut Salvador, Friederike Möschel. 

Serviço

O quê: Oficinas Dança Negra e Processos Criativos  com Clyde Morgan e Elísio Pitta

Quando:  26/11, 03/12 e 10/12, às 14h

Onde: Goethe-Institut Salvador – Corredor da Vitória

Público: aberto a todas as pessoas, com ou sem experiência em dança

Atividade gratuita

Inscrições podem ser feitas pelo link https://forms.gle/LEKWde7t6FkuvGcY9_

Fotos: Divulgação