Notícias

50 anos do Shopping da Bahia viram espetáculo histórico no Farol da Barra

Evento gratuito reúne ícones da música baiana e revisita meio século de cultura em Salvador, sob a direção de Paulo Borges e Carlinhos Brown

Um grande espetáculo a céu aberto vai reunir alguns dos principais nomes da música baiana sob o comando de Carlinhos Brown e direção criativa de Paulo Borges. A apresentação marca as comemorações pelos 50 anos do Shopping da Bahia, um presente simbólico para Salvador, cidade que acolheu o empreendimento e que, ao longo de meio século, também foi transformada por ele. 

O evento gratuito acontece em 8 de dezembro, Dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia, data que também celebra Oxum, orixá das águas doces e do cuidado, cuja simbologia estará presente na narrativa visual e poética da apresentação.  

O lineup reúne artistas que moldaram a identidade sonora do estado: Xanddy Harmonia, Saulo, Simone, Durval Lelys, Mariene de Castro, Timbalada, Olodum, Filhos de Gandhy, entre muitos outros. No palco, esses encontros dão forma a um panorama afetivo e histórico da cultura produzida na Bahia nas últimas décadas.  

“A proposta dialoga com a própria essência do empreendimento, que se integrou à vida cultural da cidade e estimulou manifestações religiosas, musicais, visuais, literárias, gastronômicas e urbanísticas ao longo desses 50 anos”, afirma Paulo Borges, diretor criativo do evento.  

Um presente à cidade 

O espetáculo intercala momentos que revisitam a trajetória do Shopping da Bahia, empreendimento que impulsionou o desenvolvimento da região onde está instalado e se consolidou como referência cultural e polo econômico do Nordeste brasileiro. Sobre essa escolha e o significado da celebração, o superintendente Wilton Oliveira destaca:  

“Optamos por criar um evento que traduzisse a essência do Shopping da Bahia ao longo dessas cinco décadas. Somos um empreendimento que sempre se posicionou a partir da cultura baiana, valorizando o que é importante para o nosso público e para a identidade da nossa cidade. Em uma data tão simbólica como os 50 anos, não poderíamos celebrar de outra forma a não ser através da cultura. Escolhemos fazer algo grandioso, histórico e gratuito, para que toda a população pudesse participar e celebrar conosco a riqueza da cultura da Bahia”.  

A proposta é revisitar 50 anos de cultura baiana por meio de hits que marcaram gerações, em diálogo com outras linguagens artísticas. Do olhar fotográfico de Pierre Verger, ao Cinema Novo de Glauber Rocha, o espetáculo incorpora imagens históricas em um telão de LED de 22m x 8m, criando um grande mosaico audiovisual. O vídeo-cenário é assinado por Richard Luiz, parceiro de Paulo Borges em trabalhos reconhecidos, como o DVD Rainha dos Raios – Ao Vivo, de Alice Caymmi, vencedor do Prêmio da Música Brasileira de 2017 na categoria Melhor DVD.  

Tributos e encontros  

A data reserva ainda encontros inéditos, lançamentos e homenagens. Simone, uma das vozes mais marcantes da música brasileira, apresentará canção inédita fruto de parceria com Carlinhos Brown. Alice Caymmi, que interpretará Dorival Caymmi, antecipa sua nova turnê dedicada ao repertório de seu avô.  

Um dos momentos históricos da noite será o reencontro de Durval Lelys, Ricardo Chaves e Felipe Pezzoni, celebrando a trajetória do Bloco Eva. A força da percussão baiana, marca registrada da capital mundial dos tambores, ganha espaço com o afoxé Filhos de Gandhy, que abrirá o show, com o encontro de Tatau e do Olodum, e com a energia inconfundível da Timbalada, criada por Brown na década de 1990 e responsável por “levar a levada do timbal” ao mundo. 

O espetáculo também homenageia o rock baiano por meio de Raul Seixas. O repertório ainda inclui samba do Recôncavo, com Mariene de Castro, e pagodão baiano com Xanddy Harmonia. 

Moda baiana 

Sob a direção artística de Paulo Borges, um dos nomes mais influentes da moda brasileira, o palco também será espaço de afirmação estética: o styling dos artistas será assinado por criadores como João Pimenta, Gustavo Silvestre, Ateliê Mão de Mãe e outros, destacando a potência da moda produzida no Brasil e na Bahia e sua integração com a música e a cultura local. 

SERVIÇO  

O que: Shopping da Bahia 50 Anos — Espetáculo Histórico Comemorativo 

Quando: 08/dez, às 17h 

Onde: Largo do Farol da Barra, S/N – Barra, Salvador – BA 

Quanto: gratuito

Foto: Divulgação