A avaliação, realizada pela revista Época Negócios em parceria com a Fundação Dom Cabral, também mostra a Natura na liderança em performance Socioambiental
A Natura foi reconhecida como a segunda empresa com melhor gestão empresarial do Brasil no ranking geral da 14ª Edição do Anuário Época 360º de 2025, em uma avaliação que envolveu mais de 450 companhias. O resultado marca uma ascensão de duas posições em relação à edição anterior. A Natura também é a empresa com melhor performance Socioambiental e a líder da categoria Farmacêutica e Cosméticos.
A avaliação tem como base o desempenho no ano de 2024 e é feita em parceria com a Fundação Dom Cabral a partir de uma matriz de gestão robusta, que considera seis dimensões: Desempenho Financeiro, Governança Corporativa, Inovação, Visão de Futuro, Pessoas e Performance Socioambiental.
Os resultados da Natura no ranking refletem o sucesso de uma estratégia de negócios que alia crescimento econômico e geração de impacto social e ambiental positivo.
“Para nós, o valor e a longevidade da empresa estão ligados à sua capacidade de contribuir para a evolução da sociedade e seu desenvolvimento sustentável. Integrar sustentabilidade à estratégia de negócios sempre foi a nossa forma de operar. Não é uma ação a mais, é o próprio negócio. Nós transformamos desafios sociais e ambientais em oportunidades de negócios”, afirma João Paulo Ferreira, CEO da Natura.
O ranking também traz a companhia na segunda colocação em Inovação entre todas as empresas avaliadas.
No ano passado, a Natura investiu mais de R$ 1 bilhão em inovação, o equivalente a 4,5% da receita líquida, operando o maior centro de inovação cosmética do Hemisfério Sul, com mais de 400 cientistas e mais de 300 patentes ativas.
O Anuário reconhece exemplos práticos de como a companhia integra estratégia de negócios, inovação e sustentabilidade, como o lançamento da linha de cuidados pessoais Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju, especialmente elaborada para peles pretas e pardas, a partir de um estudo com mais de duas mil mulheres negras. Menos de 1% dos lançamentos cosméticos a nível global são voltados a esse público, que representa quase metade da população brasileira.
“Olhando para a frente, vamos seguir inovando, fortalecendo nossas marcas, e expandindo a rentabilidade e a geração de caixa, ao mesmo tempo em que mantemos firmes nossos compromissos socioambientais e a meta de nos tornarmos uma empresa 100% regenerativa até 2050. Isso significa que as operações da Natura deverão gerar, ao mesmo tempo, impacto positivo nos aspectos financeiro, social, ambiental e humano”, complementa o CEO.
Entre os destaques na agenda socioambiental em 2024, o anuário Época 360º destaca que a empresa reduziu em 43% suas emissões próprias de CO2, antecipando sua meta climática de 2030, e alcançou 84,6% de embalagens recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis.
Foto: Divulgação / Natura











