Cultura

Exposição homenageia Santo Antônio no Centro Histórico

Fotografia, origami, pintura, bordado, escultura, cerâmica, artesanato, desenho e aquarela compõem a exposição ANTONIOS – um tributo a Santo Antônio, que estreia no próximo dia 1 de junho, a partir das 19h, no ME Ateliê da Fotografia – Ladeira do Boqueirão número 6, Santo Antônio Além do Carmo.

Reunindo 68 obras e 65 artistas nacionais e internacionais, entre eles Bob Wolfenson, Leonel Mattos, Mário Edson, Marco Brotto, Sérgio Amorim, Aristides Alves Hilda Salomão, a exposição é uma homenagem ao santo mais querido do Brasil, reforçando a cultura da montagem de altares, a realização de trezenas e a importância da manutenção destas manifestações, sejam elas religiosas, artísticas ou culturais.

Gratuito, aberto ao público e seguindo o “Protocolo Setorial” da Prefeitura de Salvador, o ateliê funcionará com 30% da capacidade máxima para visitações simultâneas. Após a aferição de temperatura, o visitante pode explorar o vernissage, mantendo o distanciamento social de 1,5m, com a permanência de até 1h sob utilização de máscara protetora durante toda a exposição. A higienização do local é feita antes e após o encerramento do horário de visita.

Influenciado pelo ser humano Fernando, o Santo Antônio, e as suas pregações de amor entre as pessoas, amor pela natureza, empatia e cuidado com o próximo, ANTÔNIOS revela um ser contemporâneo, uma figura que dialoga facilmente com as grandes personalidades e que muito tem feito pela humanidade.

Como inspiração criativa e conceitual, os artistas aprenderam mais sobre o santo e sua história de vida, através do livro Santo Antônio, do biografo Edison Veiga – jornalista paulista, com residência atual na Eslovênia, onde ele retrata a história do intelectual português que se chamava Fernando, quase morreu na África, pregou por toda a Itália, ganhou fama de casamenteiro e se tornou o santo mais querido do Brasil.

“O projeto ultrapassou o viés religioso e ganhou proporções surpreendentes, onde as obras criadas mediante pesquisas e estudos, inspiraram os artistas na composição de narrativas humanas, amorosas, políticas e sobretudo de uma empatia espetacular. A história de vida de Santo Antônio ultrapassa os muros da igreja e os dogmas da religião católica, se revelando de uma grandeza sem precedentes”, revela Mário Edson, curador e idealizador na exposição.

Desvendando o sermão atual e discurso em prol de um mundo mais harmonioso, de paz amor e senso de justiça universal, a vida de Santo Antônio precisava ser homenageada no Santo Antônio Além do Carmo, bairro bucólico que guarda características bastante singulares e manifestações seculares, a exemplo do 2 de julho, montagem de presépios e altares de Santo Antônio, bem como as frequentes procissões.

“São manifestações populares que agregam valor ao espaço geográfico, fazem uma ponte entre seus moradores e a população, e são motivos de congraçamento e demonstrações de devoção e fé, em meio a um resgate histórico de cunho político (não partidário) e religioso, agregando valor e preservação da identidade cultural, riqueza maior de um povo e seu entorno”, conclui Mário Edson.

CONHEÇA OS ARTISTAS PARTICIPANTES

Alessandro Fernandes, Anubis Cedraz, Andrea Lima, Aristides Alves, Arthur Fraga, Bia Santos, Bob Wolfenson, Caneca Azul, Carlus Campos, Celeste Muniz, Damaris D’Fotos, Denissena, Edison Veiga, Edmundo Reis, Edson Batista, Euro Pires, Fernando & Laura, Flávio Ribeiro, Gerson Gomes, Gerson Lemos, Gildasio Jardim, Gustavo Maciel, Gustavo Moreno, Hilda Salomão, Idee Paula, Íris Pirajá, Isa Oliveira, Ivana Leme, Jô Oliveira, JorgePô, Juray Castro, Leila Chandani, Leno Adriano, Leonel Mattos, Lilian Morais, Lu Bugarin, Lucas Rodrigues, Luiz Mário, Luiz Victória, Luzimar Azevedo, Lya Costa, Marco Brotto, Marcos Cesário, Margarida Neide, Mário Edson, Monica Monteiro, Nanci Novais, Oliver Dórea, Raimundo Marques, Renaide Almeida, Ricardo Sena, Rodrigo Guedes, Rodrigo S M, Rogério Silva, Samuel Cruz, Sérgio Amorim, Silvia Lopes, Sonia Nepo, Vanderlei Oliveira, ValdoNes, Virginia Magalhães, Zezé Origamis, Zuleica Leal e Yara Guedes

SERVIÇO

ANTÔNIOS – Vernissage em tributo a Santo Antônio.

Onde: ME Ateliê de Fotografia, Santo Antônio Além do Carmo — Ladeira do Boqueirão, nº 6.

Quando: 1 de junho (terça-feira) até 30 de junho de 2021 (quarta-feira).

Gratuito