Cultura

Lauro de Freitas recebe a Feira de Artesanato da Bahia

Lauro de Freitas será a primeira cidade da região metropolitana a receber a Feira Artesanato da Bahia, aberta a partir de amanhã (quinta- 02/06) até domingo (05/06), no Parque Shopping Bahia. O evento promove a exposição e a comercialização de produtos de artesãs e artesãos de municípios do Territórios Metropolitano (Litoral Norte e Agreste Baiano). São peças feitas à mão através de técnicas diversificadas, como redendel, cerâmica figurativas e utilitárias, trançados de fibras crochê, arte em tecidos, bordados em richelieu, renda de bilro, macramê e biscuit.

Em 2022, o evento itinerante já visitou as cidades de Porto Seguro (Arraial d’Ajuda), Prado, Cachoeira e promoveu duas edições em Salvador, sendo que uma temática com participação de artesãs e artesãos indígenas. A realização da Feira Artesanato da Bahia é uma iniciativa da Coordenação de Fomento ao Artesanato da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Associação Fábrica Cultural e o apoio da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas e Parque Shopping Bahia.

“A região metropolitana de Salvador conta com expressivo número de artesãs e artesãos que após o sucesso da Feira do MAM estavam ávidos por nova oportunidade de conhecimento, intercâmbios e comercialização dos seus produtos. Assim chegamos em Lauro de Freitas para ocupar uma praça estratégica onde pulsam o artesanato e a cultura e onde esperamos ter mais uma experiência rica de aprendizado e significativa geração de renda”, comenta Ângela Guimarães, coordenadora de Fomento ao Artesanato da Setre.  

Do litoral aos limites do sertão, o Agreste foi forjado pelas lutas e pela conquista da casa Garcia d’Ávila. Marisqueiras e pescadores   transformam a palha da piaçava em esteiras e bolsas multicoloridas, que contrastam com a singeleza da cerâmica de Rio Real. O bordado em redendel de Inhambupe e renda de bilro de Dias d’Ávila trazem a delicadeza das mãos femininas. Outros bordados, à máquina ou à mão, são característicos da região.

Estes e muitos outros tipos de produtos artesanais poderão ser adquiridos na feira em Lauro de Freitas, onde serão apresentados diretamente pelos produtores. O público também terá a oportunidade de dialogar e interagir sobre a riqueza dos processos produtivos dos artesãos, além de conhecer as suas técnicas, que revelam a identidade regional do artesanato.  

SERVIÇO:

Feira Artesanato da Bahia

Data: 02 a 05 de junho

Horário: 10h às 22h (quinta a sábado)

13hàs 21h (domingo)

Onde: Parque Shopping Bahia

Foto: Ricardo Prado