Cultura

Salvador recebe exposição de arte urbana em homenagem à motorista de app

Os motoristas de aplicativos fazem parte do cenário urbano de diversas cidades brasileiras e são uma conexão vital das pessoas com seu entorno, transportando milhões de passageiros diariamente. Em uma iniciativa para tirá-los do anonimato e dar destaque ao papel essencial que esses trabalhadores ocupam na sociedade, a 99 promove uma exposição a céu aberto com murais de arte que homenageiam esses parceiros. A criação é da CP+B Brasil.

Estampada no mural da cidade com a frase “Dirija como uma garota”, a homenageada, Márcia Oliveira, mãe de três filhas e nascida em Bom Jesus da Lapa (BA), se reergueu como motorista de app após o fim do casamento. A profissão lhe deu independência e renda à família. Ela também já participou de outra ação da 99 em parceria com o Museu da Pessoa, compartilhando sua emocionante história.

Além de Salvador, outras seis capitais brasileiras também receberam a homenagem: São Paulo, Belo Horizonte, Florianópolis, Manaus, Porto Alegre e Goiânia. As obras são assinadas por artistas como Raiz Campos, Gugie, Deneri e o coletivo Cinz’art, este último, responsável pela pintura na capital baiana.

“Nossa intenção com a exposição foi mostrar quem são essas pessoas que fazem parte da nossa vida. É alguém que te levou para a entrevista do seu primeiro emprego, para visitar um amigo querido, ou que te ajudou em uma situação específica. São tantas histórias que envolvem os motoristas, que nós decidimos dar destaque a elas de uma maneira que só a arte poderia, por isso, convidamos artistas urbanos para criar esses painéis”, explica Juliana Biasi, Diretora de Branding da 99.

A ação faz parte da campanha institucional “Se cuida, vai de 99”, que apresenta o novo posicionamento da marca de cuidado para a sociedade, e traz uma série de pinturas urbanas que retratam os rostos e as histórias de motoristas da plataforma, além de um vídeo que mostra todo o processo de pintura. “Para retratar os motoristas parceiros da 99, utilizamos um recurso que, assim como eles, faz parte do cotidiano urbano e, muitas vezes, torna nossas cidades mais interessantes: a Street Art”, complementa Marcos Medeiros, sócio e CCO da agência.

Além da pintura, as peças também exibem o nome, um breve perfil e uma pequena história dos profissionais – algo que tenha sido determinante para escolherem a parceria com a 99.

Em Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador e São Paulo, as obras ficam nos arredores das comunidades onde vivem os motoristas parceiros retratados. Em Goiânia, Florianópolis e Manaus, as artes podem ser vistas em muros e painéis em pontos movimentados das cidades. Como o escritório do motorista de aplicativo é nas ruas, fazer essa exibição nesse ambiente permite que eles e passageiros tenham a chance de apreciar os painéis. É mais uma maneira de aproximá-los dos passageiros e moradores locais.
A homenagem se estenderá às redes sociais da 99, bem como por meio de seu aplicativo, tendo o potencial de alcançar cerca de 20 milhões de passageiros e mais de 750 mil motoristas parceiros, em todo o Brasil.

Os vídeos e imagens dos painéis podem ser acessados neste link .

A realização da Mostra foi feita pela 99 e, para a curadoria e produção dos painéis, contou com o Instagrafite, A realização da Mostra foi feita pela 99 e, para a curadoria e produção dos painéis, contou com o Instagrafite, que atua há nove anos no ramo da arte pública, criando e produzindo projetos que conectam marcas ou causas com pessoas pela arte e tecnologia. Além disso, teve o apoio da Outdoor Social, pioneira no trabalho de mídia externa nas comunidades com artistas locais, que ainda remunera financeiramente os proprietários dos muros e paredes que utiliza.
Não é a primeira vez que a 99 celebra a história de seus motoristas parceiros. Durante o Mês da Mobilidade de 2020, em setembro, a empresa lançou a mostra virtual “Pessoas e Cidades, Histórias em Movimento”, em parceria com o Museu da Pessoa, em que motoristas e passageiros relatam suas próprias histórias em vídeoarte, que podem ser acessadas no site do museu (https://museudapessoa.org/exposicoes/historias-em-movimento-99).