Notícias

Kuat anuncia patrocínio nas principais festas populares do Brasil e presença inédita no Festival Brasileiro de Quadrilhas Juninas

Com ativações especiais e patrocínio inédito ao Campeonato Brasileiro de Quadrilhas Juninas, a marca aposta na força das tradições para conectar gerações e exaltar a cultura popular em diferentes regiões do Brasil.

Reconhecida por sua conexão com o público brasileiro e por ações que valorizam a cultura local de cada região, Kuat, reforça sua presença nas festas populares que marcam o calendário nacional. Com o mote “A gente encontra no meu país…”, a campanha deste ano celebra a pluralidade de tradições, sabores e comemorações que fazem de cada festa, seja ela Junina, Arraial ou São João, uma expressão única da identidade brasileira. 
 

Como parte desta iniciativa, Kuat, que possui 100% de seu guaraná proveniente da Amazônia, anuncia sua participação com patrocínio e ativações em grandes festas populares do país, incluindo o São João de Caruaru (PE), São João de Patos (PB), Villa Sítio São João em Campina Grande (PB), São João de Maracanaú (CE), Forró de Curvelo (MG), Pic Pampulha (MG) e a Festa Junina de Votorantim (SP). Além disso, como parte das celebrações regionais, as marcas de guaranás regionais da Coca-Cola Brasil, Tuchaua e Charrua também estarão com planos de comunicação conectados com o Festival de Parintins (AM) e a Semana da Farroupilha (RS). 
 

Em cada festa, a marca busca traduzir os costumes locais em experiências marcantes que conectem diferentes gerações ao redor da cultura regional, por meio da dança, da música, da gastronomia, e do guaraná regional que compõem a memória afetiva daquela região.
 

Ativações e presença de marca nas festas 
 

Para viabilizar essa presença marcante nas festividades, a Coca-Cola Brasil conta com a atuação estratégica de seus fabricantes espalhadas ao redor do Brasil, que são fundamentais para a conexão com os territórios. “São os fabricantes locais que conhecem de perto os costumes, públicos e os espaços onde a cultura realmente pulsa. Essa união é o que fortalece a presença de marca nas festividades e transforma a experiência do público”, destaca Juliana Milagres, diretora de sabores da Coca-Cola Brasil. 
 

Ainda pensando em ampliar a conexão, Kuat contará com ativações especiais nas principais festas do circuito junino. Cada uma com sua identidade e todas pensadas em proporcionar um encontro do novo com a tradição, trazendo o conceito urbano das cidades que cresceram, mas mantiveram as suas raízes. 
 

Em Caruaru e Maracanaú, dois polos emblemáticos das celebrações juninas, Kuat em conjunto com a fabricante local, a Solar Coca-Cola, marca presença com ativações que combinam tradição e inovação. Em Caruaru, será montado um stand no pátio de eventos, com jogos típicos, degustação da bebida, distribuição de brindes como cordinhas para celular e shoulder bags, e uma intervenção urbana com o letreiro “Eu amo meu país Caruaru”, exaltando o orgulho regional. Já em Maracanaú, além do espaço da marca, os visitantes poderão registrar o momento com fotos polaroid tiradas na hora, levando para casa uma lembrança afetiva da festa. 
 

Em Patos e Campina Grande, Kuat, também em parceria com a fabricante Solar Coca-Cola, estará presente com cenografia, jogos inspirados nas tradições juninas e distribuição de brindes. 

Ainda, os stands localizados em Caruaru, Maracanaú e Patos contarão com um foodtruck que comercializará pratos típicos preparados por mulheres empreendedoras participantes do projeto social Meu Negócio É Meu País, iniciativa de Kuat, para todo sistema Coca-Cola Brasil. 

Na edição 2024/2025, o projeto fortaleceu o empreendedorismo feminino nas regiões metropolitanas de Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS), com foco em mulheres que lideram pequenos negócios na área da alimentação, valorizando a culinária regional. A jornada incluiu lives temáticas, assessorias individuais e encontros presenciais, promovendo aprendizados, conexões e o fortalecimento de redes locais. 

Patrocínio inédito na 10ª Edição do Campeonato Brasileiro de Quadrilhas Juninas 


Ainda, como iniciativa deste ano, Kuat expande sua presença nas festividades juninas com um patrocínio inédito ao Campeonato Brasileiro de Quadrilhas – maior evento do gênero no país, realizado pela Confederação Nacional de Quadrilhas Juninas (CONAQJ). Em sua 10ª edição, o campeonato desembarca em Maceió, Alagoas, reunindo os campeões de 18 estados e celebrando a riqueza artística, coreográfica e cultural das quadrilhas que representam o coração dessa festividade tão brasileira. 
 

A competição, que acontece entre os dias 24 e 27 de julho no Ginásio Poliesportivo Lauthenay Perdigão, promete ser uma das maiores da história, com cobertura nacional de emissoras brasileiras. “Com esse patrocínio, reforçamos o compromisso de Kuat em valorizar as expressões regionais e promover encontros que unem gerações e tradições. Estar no Campeonato Brasileiro de Quadrilhas é uma forma de celebrar a cultura popular e fortalecer ainda mais nossa conexão com as raízes das festas regionais”, comenta Juliana.

A Coca-Cola Brasil tem um portfólio de guaranás espalhado pelo Brasil que celebra a pluralidade das culturas regionais. São os únicos com 100% do fruto proveniente da Amazônia, impulsionando o desenvolvimento sustentável da região por meio do programa Olhos da Floresta. 


Criado em 2016, em parceria com o Imaflora, o programa promove a sustentabilidade na cadeia produtiva do guaraná, gerando inclusão social e renda para pequenos produtores locais. A iniciativa atua em 19 municípios do interior do Amazonas, oferecendo capacitação em práticas agroecológicas, assistência técnica, proteção das bacias hidrográficas e apoio ao fortalecimento da economia local.


Até o momento, mais de 350 famílias produtoras já foram beneficiadas, impactando diretamente a vida de mais de 3 mil pessoas e contribuindo para a redução das desigualdades na região.


Kuat, que está presente em todo território nacional, celebrando as diversas festividades locais, é uma palavra tupi-guarani que significa “irmão gêmeo da lua”, um nome bem apropriado para um refrigerante que contém guaraná produzido na região amazônica. Eleito o melhor sabor de guaraná champagne em diversas regiões do país e que, desde 2021, voltou para celebrar a diversidade das culturas regionais, com embalagens diferenciadas em cada canto do país, enaltecendo as tradições e trazendo experiências novas nas tradicionais festas locais, como o São João, ou para alguns a Festa Junina. 

Representando o Maranhão, o Guaraná Jesus é famoso em mais de 270 cidades da região, um patrimônio histórico e cultural do Maranhão, conhecido nacionalmente por sua cor rosa e sabor inconfundível, com toque de cravo e canela. Já no Norte destaque para o Tuchaua, um refrigerante refrescante característico da região, considerado o melhor sabor de guaraná eleito pelos nortistas. 

Descendo para a região de Minas Gerais está o Guarapan, uma bebida regional criada em Minas Gerais na década de 1940. Ela é comercializada apenas no estado mineiro e ficou conhecida por sua embalagem azul e o gosto característico de maçã. Dentro do portfólio, também há o Guaraná Charrua, o refrigerante que é o sabor do Sul. A bebida é popular, tradicional e se faz presente na rotina do povo gaúcho. 

Fotos: Divulgação / Dot Promo – @dotpromo