Notícias

Praça da Sé encerra São João com noite de muito forró e balanço positivo dos festejos no Pelourinho

A terça-feira (24) foi de despedida, mas também de muita celebração na Praça da Sé, no Pelourinho. Encerrando o ciclo de seis dias de forró no coração do Centro Histórico, a última noite de São João reuniu artistas de diferentes estilos, com destaque para o forró tradicional, que dominou mais uma vez o palco da Sala de Reboco — nome do espaço montado na praça, como parte da programação do São João da Bahia 2025 promovido pelo Governo do Estado com o tema “Maior que a festa, só o nosso amor”. 

A abertura ficou por conta de Átila, que levou ao público o forró clássico, cheio de sanfona e romantismo, aquecendo os primeiros casais da pista. Em seguida, foi a vez de Talita Costa, que manteve a energia lá em cima com um repertório que misturou canções autorais e releituras de sucessos juninos e forró.

O arrocha também teve vez na programação com o cantor Berguinho, que subiu ao palco por volta das 21h e trouxe uma pegada mais dançante e envolvente, garantindo o embalo para os apaixonados. Na sequência, o forrozeiro Willian Sean deu continuidade à festa com um show vibrante, antes da última apresentação da noite: Jairo Barbosa, que encerrou a programação com um repertório repleto de clássicos do forró e homenagens aos grandes nomes do gênero, colocando todo mundo pra dançar.

Quadrilhas juninas na programação do último dia

O último dia da programação do Centro Histórico contou ainda com seis quadrilhas que promoveram um arrastão junino entre a Praça da Sé e o Terreiro de Jesus. Participaram os grupos Dona Fé, Velho Tonho, Cidade da Fé, Nascente Nordestina, Brilho da Lua e Caipiras da Mata. O trajeto arrastou os forrozeiros entre as duas praças, atrás do mini-trio Jeep Elétrico, sob o comando do grupo O Bando do Tempo do Forró.

Seis dias de tradição, música e identidade cultural

Desde quinta-feira (19), a Praça da Sé se tornou um dos pontos mais visitados por quem procurava muito forró pé de serra tradicional no São João do Pelourinho. Promovido pelo Governo do Estado, com o tema “Maior que a festa, só o nosso amor”, a programação reuniu nomes como Elvis Salgado, Zéu Lobo, Pisa Macio, Livia Nunes, Zé da Galera e outros diversos artistas que transformaram o palco Sala de Reboco em um espaço para quem realmente buscava dançar e aproveitar o melhor da música popular nordestina. O São João da Bahia no Pelourinho é uma realização do Governo do Estado da Bahia, e conta com o patrocínio da CAIXA e do Governo Federal.

Fotos: @studiosoficial