Os novos produtos da linha reforçam o compromisso da marca com a cadeia regenerativa que valoriza a sociobiodiversidade e impacta positivamente a comunidade amazônica
A Natura, líder em beleza e cuidados pessoais no Brasil*, acaba de ampliar o portfólio de Natura Ekos Castanha. Com três lançamentos que expressam o potencial da bioinovação brasileira, a marca lança o Ekos Monodose, o primeiro sabonete de dose única e 100% livre de plástico. Além das versões renovadas do tradicional Óleo Trifásico Desodorante Corporal, formulado com óleo bruto de castanha, rico em ômegas 6 e 9, que ajudam a combater os sinais de ressecamento, além de hidratar e nutrir profundamente a pele, e o Sabonete em Óleo Corporal, também rico em ômegas 6 e 9, permite deixar a pele aveludada e sem deixar residual oleoso. Muito além de fórmulas de alta performance, a linha de autocuidado representa um modelo de negócio baseado na regeneração da floresta e na valorização de conhecimentos tradicionais da Amazônia.
A grande protagonista da linha Natura Ekos Castanha é a castanheira, considerada a rainha da floresta. Suas amêndoas são coletadas através de práticas regenerativas, que priorizam o manejo sustentável da biodiversidade. A extração sustentável é realizada para causar o mínimo impacto ambiental, garantindo que a árvore da castanha e outras espécies continuem a prosperar. Ao mesmo tempo que essa prática contribui para a conservação das castanheiras na vegetação nativa, a coleta e comercialização dos produtos extraídos oferecem uma alternativa econômica de longo prazo para as comunidades locais.
Regeneração como estratégia e prática
A castanheira é fornecedora de uma das principais fontes de proteína das comunidades amazônicas, gerando sustento para animais e para a população. A partir de práticas tradicionais e sustentáveis para extrair o óleo de castanha, a estratégia de regeneração da Natura impacta uma rede de 2.047 famílias agroextrativistas, em cinco municípios da Amazônia brasileira.
A cadeia da castanha é uma das mais emblemáticas da Natura. Há mais de duas décadas, quando a Natura lançou a linha de Ekos da icônica fragrância, a marca vem trabalhando lado a lado com comunidades da floresta para garantir fornecimento com qualidade, respeito aos ciclos naturais e geração de renda digna. Mais do que preservar o meio ambiente, a cadeia regenerativa da castanheira também contempla aspectos sociais fundamentais, como saúde e segurança no trabalho, dignidade e bem-estar das populações envolvidas.
“Para garantir que as cadeias da sociobiodiversidade sejam regenerativas, a Natura mantém um programa de capacitações periódicas, em parceria com as comunidades fornecedoras, onde temas como, boas práticas de produção, saúde e segurança no trabalho e gestão organizacional são abordados e quando necessários aprofundados. Essa e outras ações como transferência de tecnologia, intercâmbio de experiências, apoio à transição energética, e inclusão digital, têm o intuito de contribuir para o fortalecimento das cadeias produtivas no âmbito social e ambiental”, afirma Carolina Domenico, Gerente de Relacionamento e Abastecimento da Sociobiodiversidade.
Foto: Divulgação