A Tintas Iquine, maior indústria de tintas do Brasil com capital 100% nacional, é apoiadora do novo megamural em homenagem ao percussionista Naná Vasconcelos, ícone da música e da cultura brasileiras. A obra, intitulada “Nanã de Naná”, é resultado do edital do programa Megamural, da Prefeitura do Recife, por meio do Gabinete de Inovação Urbana. Lançado em 2022 com o tema “Recife Cidade da Música”, o programa foi o primeiro edital voltado para a realização de intervenções artísticas em fachadas de edifícios de visibilidade pública no Recife. O objetivo é fomentar ainda mais a execução de arte urbana e tornar a cidade uma verdadeira galeria de arte a céu aberto, priorizando os artistas e produtores culturais locais.
 
Esta é a segunda vez que a Iquine apoia um megamural em homenagem a Naná Vasconcelos. Em 2023, a marca contribuiu para a criação da obra “Naná Vasconcelos, Sinfonia e Batuques”, assinada pela artista Micaela Almeida, que retrata o músico com seu inseparável berimbau em uma pintura na fachada do Edifício Guiomar, no bairro da Boa Vista, no Recife. O projeto atual recebeu a doação de 24 latões de tintas e insumos essenciais da Iquine, que contribuiu diretamente para a execução, reforçando seu compromisso com a preservação da cultura pernambucana e a transformação dos espaços urbanos por meio da cor e da arte.
 
“A arte urbana tem um papel transformador nos espaços e nas pessoas. Apoiar um projeto dessa magnitude, que homenageia um nome tão importante quanto Naná Vasconcelos, é motivo de orgulho para nós. A Iquine nasceu e cresceu de Pernambuco para todo o Brasil, e ver nossas cores ajudando a contar essa história é uma forma de retribuir à cultura local tudo o que ela representa para a nossa identidade”, afirma Leonardo Vasconcelos, diretor comercial e de marketing do Grupo Iquine.
 
Localizado no Centro do Recife, em uma área de grande circulação turística, o mural é o primeiro do gênero instalado dentro do centro histórico da cidade. A obra marca também o retorno de Manoel Quitério a mais uma iniciativa de grande impacto – o artista foi responsável pelo primeiro megamural do Recife, na Avenida Conde da Boa Vista, e consolidou seu nome como um dos principais expoentes da transformação urbana que vem se intensificando com o apoio da Iquine e de outras instituições.
Foto: Izabele Brito











