Marca destaca tons vibrantes que homenageiam as raízes culturais de Pernambuco ao Rio de Janeiro, transformando ambientes em um palco de alegria e expressão
O Carnaval é a maior manifestação da identidade cultural do Brasil, e, em 2026, a Tintas Iquine, maior indústria de tintas do país com capital 100% nacional, convida o consumidor a levar essa energia para dentro de casa. Com raízes no Nordeste e presença em todo o território nacional, a marca reforça sua brasilidade ao apresentar uma seleção de cores de seu leque que traduzem o ritmo, a história e a vibração das festividades carnavalescas.
“Assim como as fantasias, o uso de cores primárias e vivas nas paredes transmite a alegria e o vigor do Carnaval. É uma forma de transformar espaços com a energia que esse momento do ano traz e provoca no povo brasileiro”, analisa Diogo Viana, arquiteto e diretor-geral do ART.PE.
A escolha de uma paleta inspirada no Carnaval não é apenas estética; é uma celebração da origem da Iquine, fundada em 1974 em Pernambuco. “Nossa história caminha junto com a cultura brasileira. Oferecer cores que levam nomes como Frevo, Maracatu e Boi-Bumbáé uma forma de honrar nossas raízes e proporcionar ao cliente um ambiente que transborda vida e personalidade”, afirma Leonardo Vasconcelos, diretor comercial e de marketing do Grupo Iquine.
O leque da Iquine para 2026 destaca tonalidades que percorrem o Brasil, desde o frevo pernambucano até o samba carioca, criando composições que estimulam a criatividade e o bem-estar:
• Raízes do Nordeste: o destaque começa com o Frevo (uma explosão de energia em cor) e a Olinda (tonalidade que evoca o colorido histórico), complementados pelo tom de azul profundo de Recife e as cores da bandeira representadas em Pernambuco. O Maracatu traz a força de um violeta fechado, enquanto o Caboclinho remete à tradição ancestral.
• Ritmos e Batucadas: para quem busca vibração, as cores Carnaval (vermelho claro solar) e Batuque (um vermelho suave que flerta com o rosa) são ideais. O Samba surge como um violeta luminoso, equilibrando a intensidade da paleta.
• Identidade Regional: a força do Norte é representada pelo Boi-Bumbá (cor vibrante de forte expressão cultural), enquanto o Sudeste é celebrado com o Rio de Janeiro (um verde profundo e elegante). A cor Caboclo traz o equilíbrio com um marrom claro acolhedor.
• Axé Music e Pelourinho: a energia baiana se faz presente com a cor Bahia (um vermelho terroso), o Salvador (laranja claro radiante) e a intensidade do Pelourinho, um violeta escuro que remete à realeza e ao axé.
Qualidade de cobertura
A paleta de Carnaval da Tintas Iquine foca na extroversão e na renovação dos espaços e garante que a vivacidade dessas cores seja acompanhada pela alta qualidade e cobertura que o mercado brasileiro exige. Seja em uma parede de destaque ou em detalhes decorativos, essas cores permitem que a casa conte uma história de orgulho nacional.
Foto: Divulgação












