Notícias

Tia Má abre 20ª edição do Interculte da Unijorge com debate sobre letramento racial

O evento interdisciplinar propõe reflexão sobre o enfrentamento ao racismo, com atividades abertas ao público em diversas áreas do conhecimento

A jornalista, escritora, roteirista e atriz Maíra Azevedo, conhecida como Tia Má, será convidada da Unijorge para a palestra de abertura da 20ª edição do Interculte, no dia 28 de outubro, às 9h, no auditório Zélia Gattai, no Campus Paralela. Na ocasião, Tia Má vai debater o tema central do maior evento acadêmico da instituição, que este ano será “Letramento Racial: Por uma prática dialógica antirracista”. A palestra é aberta ao público e, para participar, é necessário estar inscrito no Interculte.

Tia Má tem uma trajetória de sucesso em diversos trabalhos em séries, filmes e no teatro, e lançou, em 2025, o livro infantil “A Menina que não sabia que era Bonita”, obra que narra a trajetória de uma menina negra em seu processo de autoaceitação e construção da autoestima. Neste marco do Interculte, a jornalista vai conduzir um importante encontro que reforça a proposta do evento, com reflexões sobre sua história, a importância da representatividade e o combate ao racismo.

Em duas décadas de realização, o Interculte destaca seu papel como espaço de debate plural e interdisciplinar, ao propor o letramento racial como ferramenta pedagógica e emancipatória para analisar criticamente as dinâmicas raciais e estimular práticas antirracistas em diferentes contextos sociais e profissionais.

Com discussões em diferentes áreas temáticas, o evento visa debater o letramento racial como ferramenta pedagógica e emancipatória para reconhecer, analisar e questionar as dinâmicas raciais presentes na sociedade. A programação será realizada de 28 a 30 de outubro, com palestras, oficinas, minicursos e apresentações acadêmicas, no Campus Paralela e em formato virtual.

As inscrições para o Interculte devem ser realizadas pelo site: https://eventos.unijorge.com.br/20interculte2025-621604/. As vagas são limitadas.

Foto: Divulgação