Tradição na Bahia, as festas populares em Salvador acontecem por toda a Cidade e têm um calendário extenso que só encerra em fevereiro, na Quarta-feira de Cinzas, após o Carnaval. O pontapé começou nesta quinta-feira (4/12), com as comemorações em homenagem a Santa Bárbara.
Em reverência à santa, padroeira do Corpo de Bombeiros, e conhecida pelos seguidores do candomblé como Iansã, as ladeiras e largos do Pelourinho são tomados por devotos que se reúnem para render homenagens.
A primeira quinzena de dezembro segue com a homenagem à Nossa Senhora da Conceição da Praia (8/12).
No dia dedicado à Santa Luzia, 13 de dezembro, a Igreja Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia, localizada no bairro do Comércio, celebra a padroeira.
Abrindo a programação em janeiro, a festa da Boa Viagem e Bom Jesus dos Navegantes começa dia 31 e se encerra dia 1º. Os ternos se apresentam nas noites dos dias 5 e 6 de janeiro, no Largo da Lapinha.
Uma das festas mais esperadas no calendário popular, a Lavagem do Bonfim, acontece no dia 15 de janeiro.
As festividades em janeiro se encerram com a homenagem a São Lázaro, realizada todo ano no último domingo de janeiro, que em 2026 acontece no dia 25.
O mês já começa marcado pelas saudações à Iemanjá. No dia 2 fevereiro, no Bairro do Rio Vermelho, a Rainha do Mar é protagonista da maior festa dedicada a um orixá na Bahia.
Já a Lavagem de Itapuã é comemorada na quinta-feira antes do início do Carnaval (5/2). A festa é feita por baianas vestidas a caráter, que levam potes de cerâmica com flores e água de cheiro que lavam a escadaria da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã.
Um dos mais esperados por soteropolitanos e turistas é o Carnaval de Salvador, que em 2026 acontece oficialmente entre os dias 12 a 18 de fevereiro e 19/2, na Quarta-feira de Cinzas. O pré-Carnaval com os projetos Furdunço e Fuzuê estão previstos para acontecer nos dias 7 e 8 de fevereiro, no Circuito Orlando Tapajós, na Barra.
Foto: Reprodução / Instagram Secult











