Notícias

Salvador é a primeira cidade do Nordeste a receber frota de caminhões elétricos da Ambev

O ato simbólico com a entrega do caminhão elétrico aconteceu nesta segunda (13) na frente do Palácio Thomé de Souza (prefeitura). Participaram do evento o prefeito Bruno Reis, o secretário de Mobilidade, Fabrizzio Muller, o gerente de Relações Institucionais da Ambev, Lucas Baggi, e o Diretor de Suprimentos e Sustentabilidade Logística da Ambev, Bernardo Adão

Como resultado das parcerias realizadas pela Ambev para cumprir sua meta de ter 50% da frota eletrificada até 2025, a companhia destinará 35 veículos elétricos  para as suas operações de Salvador. A formalização da parceria ocorreu na frente do Palácio Thomé de Souza.

“Estamos muito felizes de poder contribuir com a eletrificação da logística no Brasil e ainda entregar essa grande frota em Salvador. Acreditamos que por meio dela, iremos desbravar novas possibilidades e fomentar o desenvolvimento e novas tecnologias voltadas aos veículos elétricos, que são extremamente importantes na redução das emissões de carbono e ruídos nos municípios de todo o País”, afirma Bernardo Adão, Diretor de Suprimentos e Sustentabilidade Logística da Ambev que também esteve presente na cerimônia.

Para cumprir os objetivos de sustentabilidade, a Ambev (dona de grandes marcas como Skol, Bohemia, Brahma e Budweiser) realizou três parcerias recentes. A primeira foi com a Volkswagen Caminhões e Ônibus para o lançamento do primeiro caminhão elétrico da América Latina, conhecido como e-Delivery. A segunda com a startup brasileira FNM e com a montadora nacional Agrale para produção de mil veículos elétricos. E a terceira foi com a JAC Motors, ainda neste ano, em que a companhia adquiriu veículos do modelo iEV1200T.

Para atender a essa realidade e colocá-los nas ruas, os Centros de Distribuição da empresa que receberem os elétricos terão ‘PitStops de Carga’, estruturas desenvolvidas como bases para recarga – e os primeiros já estão sendo instalados. As cidades do Rio de Janeiro (RJ) e Osasco (SP) abrigaram os dois primeiros. A escolha destes locais é justificada pela elevada demanda diária nas respectivas regiões e por estarem estratégica e geograficamente bem localizados. 

Para abastecer os pontos de recarga, a Ambev usará energia limpa, como parte das ações para atingir as metas de sustentabilidade da companhia: ter 100% da eletricidade comprada de fontes renováveis e reduzir em 25% as emissões de carbono em toda a cadeia de valor, ambas até 2025. 

Fotos: Valter Pontes/Secom PMS

Tags