Entretenimento

Jovens talentos negros abrem show da IZA em Salvador para celebrar o mês da Consciência Negra com Devassa

Afrobapho, Jeff, Luiza Nascim, MC Tha, Nêssa, Raquel Reis, Uana e WD compartilharam o palco com a voz, a dança e a excelência de jovens artistas pretos, com direção musical de Mahal Pita e direção artística de Rodrigo França, numa celebração única promovida por Devassa, cerveja do Grupo HEINEKEN. A apresentação que abriu o show da cantora IZA reverenciou as comemorações ao mês da Consciência Negra, no dia 20/11, data criada pelo Movimento Negro na década de 1970 que homenageia o líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, símbolo da resistência preta no Brasil. 
 

Com coreografia e balé de Afrobapho, o show celebrou a comunidade preta enaltecendo o PRETAGONISMO — protagonismo do povo preto, que tem o poder de criar novos mundos. Da criatividade, da voz, da cor, do movimento, da cultura e do axé. Um momento de orgulho e exaltação da cultura preta, da criatividade brasileira na música, que é um dos principais pilares trabalhados por Devassa no seu posicionamento “Criatividade Tropical”. 

Foto: Genilson Coutinho

Após o show de abertura, IZA fez sua primeira apresentação solo na Concha Acústica e ao final, todos os artistas se encontraram no palco para cantar juntos “Fé”, single recém-lançado pela cantora. Na ocasião, a artista anunciou seu projeto social que segue os princípios e pilares que a marca acredita e que por isso apoia, o ‘Entra na Roda’, que potencializa e premia pequenos negócios liderados por empreendedores negros de todo o país. Durante todo programa serão selecionados 20 negócios do Brasil inteiro, divididos em 5 vertentes: moda, gastronomia, beleza, entretenimento e impacto social. Os 2 empreendedores finalistas de cada categoria serão premiados em dinheiro.
 

Para Devassa, esse foi o momento de lançar sua nova plataforma ‘TUDO NOSSO’, cujo objetivo é aumentar a presença da população preta nos espaços de cultura, lazer e entretenimento, seja ampliando a visibilidade de artistas ou aplicando iniciativas para garantir o acesso desse público nesses espaços. Em um país onde mais de 56% da população é composta de pessoas pretas, Devassa ressalta seu compromisso diário de valorizar a criatividade presente em cada um. É uma marca que se conecta com o público por meio das origens e das identidades culturais, com forte presença no Norte-Nordeste do país. “Essa é uma data em que tentamos mostrar de forma festiva todos os esforços que temos feito para garantir maior visibilidade às discussões de equidade racial. Hoje temos orgulho de poder anunciar uma nova iniciativa, a plataforma “TUDO NOSSO”, que a partir de agora irá promover uma série de ações para ampliar a participação de artistas pretos no entretenimento, assim como da população preta presente nesses eventos, por meio de ações afirmativas. O que apresentamos hoje é um teaser do que está por vir”, explica Vanessa Brandão, diretora das marcas Mainstream do Grupo HEINEKEN.
 

Além do show de abertura com jovens talentos, a marca também garantiu o acesso ao evento para mais de 600 pessoas por meio da parceria com coletivos e iniciativas locais. Por acreditar na multiplicidade e diversidade desses eventos, reconhecer e promover em suas ações os talentos das diversas regiões brasileiras, além de facilitar o acesso de todos ao entretenimento e experiências musicais, reafirmando seu compromisso de apoiar movimentos raciais, Devassa mapeou coletivos sociais e culturais influentes na região de Salvador, que fazem um trabalho relevante e fundamental para aquela sociedade por meio de conexão real com a comunidade local, e os convidou para juntos celebrarem a data. 
 

Ingressos foram distribuídos via coletivos como Casa Preta Hub — CachoeiraColetivo MUSASFábrica Cultural – Programa Acelera Iaô e Casa do Museu Popular da Bahia — e todos esses convidados de Devassa poderão juntos aproveitar e celebrar a Criatividade Tropical nesta data tão importante. 

Foto: Elias Dantas

Tags