Em homenagem aos 473 anos de Salvador, o Restaurante Dona Mariquita, no Rio Vermelho, promove a Festa do Vatapá de 29 de março a 30 de abril. Ícone da culinária afro-baiana e um dos carros-chefes da casa, que chega a produzir mais de 60 quilos por semana, a iguaria é citada no livro “A Cozinha Africana da Bahia”, de Guilherme Radel, como “orgulho, glória e um dos mais emblemáticos elementos do acervo da cultura baiana” e será servida em 5 variações em uma tábua de degustação.
As versões de vatapá com farinha de guerra, farinha de milho, farinha do reino, inhame e fruta-pão serão combinadas com diversas proteínas, como galinha, peixe fresco, camarão e bacalhau. As tábuas serão acompanhadas pelo acaçá de leite, uma outra iguaria de tabuleiro resgatada pela chef Leila Carreiro, referência quando o assunto é cozinha patrimonial.
A proposta é permitir ao cliente uma viagem pelo tempo e uma experiência fidedigna, percorrendo a deliciosa história do vatapá, hoje conhecido como guarnição, mas tido como prato principal na Bahia Antiga, preparado com proteínas e servido com acaçá de leite ou bolas de inhame.
O Restaurante Dona Mariquita fica na Rua do Meio, 176, no Rio Vermelho, e funciona às segundas e terças, das 12h às 17h, e de quarta a sábado, das 12h às 23h.
Fotos: Divulgação
Adicionar comentário