Gastronomia

Comida di Buteco: Participação no concurso impulsiona vendas e aumenta a visibilidade dos bares participantes

Em sua 15ª edição em Salvador, o Comida di Buteco, maior concurso de gastronomia do país, tem desenvolvido um papel muito importante nofomento à cultura e à cozinha de raiz. Com o impulsionamento e divulgação dos deliciosos pratos comercializados em empreendimentos familiares, a competição possibilita a valorização de bares locais e aumento nas vendas durante e depois do concurso.

Veterana no concurso, Eliene Cunha, chef e proprietária do Bar Koisa Nossa, participa do Comida di Buteco desde a primeira edição“Daqui há uns anos serei tombada como patrimônio histórico do concurso, eu participo desde a primeira edição e vejo o concurso como uma possibilidade de melhoria, desde o atendimento até a produção dos pratos”, brinca a empreendedora.

Localizado em um dos bairros mais boêmios de Salvador, a Mouraria, o tradicional Bar da Lambreta está em atividade a quatro décadas. Eliene assume que é fã do concurso e acredita que participar é uma oportunidade única, cada edição possibilita um novo aprendizado e aperfeiçoamento. “Eu considero o Comida di Buteco como o maior concurso gastronômico do Brasil, indico para todos que participem”, declara a admiração pela competição.

O aumento no movimento chega a dobrar em alguns estabelecimentos, no Koisa Nossa, as vendas estão a todo vapor, apesar da redução nas últimas semanas devido às fortes chuvas em Salvador, a chef está confiante e acredita que a movimentação do bar será maior ainda na reta final do concurso“O nosso petisco é um super petisco e tem feito muito sucesso, estou vendendo bastante, muito mesmo”, comemora Eliane.

A poucos minutos dali, no Santo Antônio, o bairro mais antigo e ancestral da cidade, encontramos um dos calouros desta edição, o Malembe Food & Drinks participa pela primeira vez do concurso. O espaço é resultado da união de quatro mulheres negras atentas à necessidade de espaços afrocentrados em Salvador.

Milena Moraes, uma das sócias do Malembe, conta que a participação na competição possibilita que novas pessoas conheçam o bar e a história do local“Considero importante ter o Malembe em seu terceiro ano de vida, já disputando um dos prêmios mais populares da categoria. O sentimento é de reconhecimento e contentamento pela oportunidade de demonstrar a nossa versatilidade”, detalha.

A popularidade do Comida di Buteco junto a assiduidade dos clientes mais antigos impulsiona a popularização dos botecos participantes, para além do aumento nas vendas, a competição abre fornece novas possibilidades para quem gosta de comida boa, atendimento de qualidade e diversidade.

Sobre a competição

Com 39 estabelecimentos participantes, sendo que 12 destes concorrem pela primeira vez, a competição gastronômica avalia pontos como sabor e apresentação do petisco, atendimento ao público, higiene do local e temperatura da bebida. Ao final da votação, a soma das notas do público e o júri técnico elegem o melhor buteco de cada cidade e do país.

Para experimentar todos os sabores, ao custo fixo de R$27 por petisco, pode conferir a lista de bares no site http://www.comidadibuteco.com.br/

Com a missão de ‘Transformar Vidas Através da Cozinha de Raiz – Buteco Extensão de Sua Casa’, o concurso conta com a Apresentação da Piraquê; Banco oficial Santander Patrocínio da McCain e Seara; Patrocínio McCain, Seara, Heinz, Zero Cal, Engov After, Chandon, Get Net, Reserva 51, Apoio: Dickies, Santanense Workwear e Novotel. Promoção: Globo e Nova Brasil